TRANSFORMAÇÃO NATALINA

No inicio, o termo “santo” era usado para designar todos os cristãos. Paulo usava muito esta palavra para referir-se à comunidade querendo dizer que eles eram consagrados ou santificados. Mais tarde o termo passou a ser aplicado para honrar os mártires da nova fé. Depois, este conceito foi se estendendo às virtudes heróicas onde entraram sacerdotes, eremitas, mártires e outros. As mulheres? Também não foram esquecidas e se encaixam principalmente na vida sofrida de doação.
Diariamente milhares de neurônios do nosso cérebro morrem e milhões de células do nosso corpo também. São substituídos por outros milhares do mesmo tipo e continuamos sendo nós mesmos. Somente na consciência é que há a modificação da personalidade e mesmo assim continuamos com nossa individualidade. Conforme alguns pensamentos de Epicuro (filosofo grego) a fonte da consciência são os átomos da alma espalhados pelo corpo (coração, peito, fígado, sangue) e Descartes fala em glândula pineal. Outros afirmam que o cérebro é o hardware e a mente o software. Os hindus falam em chacras e nós simplesmente afirmamos que ela está no nosso instinto evolutivo porque agimos da mesma forma que as minhocas quando respondem aos estímulos de seu ambiente. Elas aprendem que certas respostas lhe dão dor ou prazer e se comportam de acordo com isso. Enquanto algumas aprendem a não se mover quando expostas à luz outras conseguem percorrer labirintos simples, tais são seus instintos e nós também respondemos de acordo com nossas adversidades porque é o que nos faz procurar a vida em sociedade para amenizar os revezes da vida. É nas profundezas da nossa personalidade que estão escondidas nuances e traumas, fatos vivenciados e desejos reprimidos; fantasias, deturpações, associações e conceitos diversificados e também é onde está a coragem para enfrentar e superar os medos, aceitar os limites, compreender, e absorver.
Neste nível de visão, deduzimos que os pontos de vista são fios dispersos que se reúnem em segmentos aparentemente disparatados num todo coerente. Dessa forma, afirmamos que nossa “turma” são aqueles com quem partilhamos um interesse ou um entusiasmo comum como nossos pais, nossa cultura, nossa religião e amigos que nos cercam porque, neste contexto, saímos da comunidade integral e entramos no convívio parcial isolando-nos do resto do mundo.
Jesus, com sua psicologia inigualável, na parábola do semeador, classificou o ser humano como ele realmente é. Acompanhando-o para nossos estudos podemos afirmar que são quatro os tipos que vivem nesse mundo: Os racionais, os sensitivos, os vegetativos e os insensíveis, comparando-se eles aos humanos, aos animais, ás plantas e às pedras. Sabedor de nossas potencialidades, afirmou categoricamente o Cristo de Deus que enquanto não transformarmos o velho homem em novo homem não se terá acesso á ventura celestial, dizendo com isso que a transformação é necessária para atingirmos a nossa própria felicidade.
Assim, dizemos que não adianta, apenas em datas ou ocasiões especiais, modificarmos falsamente o nosso intimo. A renovação, e por que não dizer também a transfiguração do nosso eu, em conformidade com o Mestre da Vida, deve-se mesmo que seja paulatinamente, gradativamente, atingir níveis efetivos para fixar-se em definitivo nas bases do Amor que ele nos deixou.
Conhecê-lo sem amá-lo, amá-lo sem segui-lo e segui-lo com restrições, não é ser cristão. Portanto, diante do que expomos, que nesta data festiva, onde se comemora a natividade daquele que alem de mudar o mundo muda também o nosso coração, processe tua renovação de alma santificando verdadeiramente tua vida para transformar a de todos aqueles que pertencem a tua “turma” evolutiva, sem distinções ou preconceitos, e que possamos nós, juntos, distribuirmos o Amor Cristão, sem peso ou medida, para que nosso Espírito encontre aquele que nos espera no nosso ponto de chegada: Jesus!
Feliz Natal. Feliz Ano Novo, Felicidade todo dia e que teu Espirito seja Santo, é o que lhe desejamos hoje e sempre! Graças a Deus.
MUITA PAZ!
Visite-nos: Banca Nova Luz (Av. Itaberaba +ou- 341-no muro do cemitério - (11) 3533.4964 e 2841.9061)
www.spdefato.com.br www.bancanovaluz.blogspot.com.br
ibraduch@hotmail.com Grato! E lembre-se: Em cada dia sempre há uma nova Luz
Comentários