INSTINTO, INTELIGÊNCIA, RAZÃO E SEXTO SENTIDO



O escritor Morgan Robertson, autor do livro Vaidade, escrito em 1898, narrou o afundamento de um luxuoso transatlântico chamado Titã. O autor descreve o número de passageiros, de tripulantes, dos botes salva-vidas, o mês da tragédia, a tonelagem do navio e a velocidade do impacto com o iceberg, coincidindo tudo com a tragédia do Titanic (até o nome é quase igual), e nós perguntamos: O que fez este tipo de coincidência acontecer? O instinto, a inteligência, a razão ou o sexto sentido?

No inicio da evolução do ser humano a fase do instinto foi primordial para suportar as intempéries da época e vencer os predadores de então. Com o passar dos tempos, a inteligência desponta fazendo-o sobressair no mundo tornando-o mais sociável. A razão é a conquista do humano sobre o animal, e, a sensibilidade espiritual, ou se preferir, o sexto sentido, é a alavanca do vôo da transformação do animal no anjo.
Como vemos no nosso dia a dia estes quatro instintos presentes nas pessoas sendo que, de acordo com as afinidades de cada um, prevalece aquele que é atraído por determinadas inclinações, e, sabedores de que os iguais se atraem, nos preocupamos com seus efeitos.

Baseando-nos em vários estudos feitos em crianças, o que nos mostrou a quanto anda estes sentimentos, vimos por bem alertar as perniciosidades da negligencia sobre isso já que percebemos em nossa cultura a sensibilidade sendo pouco aproveitada. Desejosos de entender a violência predominante, os estudiosos descobriram que 80% das crianças violentas testemunham já em sua vivencia atos agressivos contra si mesmos, ou contra os outros. O estudo com crianças entre 7 e 10 anos mostrou que as que tinham sintomas de psicopatia não conseguiam entender expressões de medo.
 Os assassinatos começam a se tornar proeminentes nas estatísticas aos 13 e 14 anos. Aos 15 anos a taxa é quase tão alta quanto a dos adultos. Nos EUA, o índice de prisões por assassinatos, em 2008, foi de 3,8 para cada 100 mil menores de 10 a 17 anos, dando um índice de 17% a mais do que em 2004.

Estudos apontam similaridades com os noticiários e jogos de games com violência, alem de terem os exemplos nos lares e nas comunidades onde convivem. Mais de 60% das crianças pesquisadas pelo departamento jurídico dos EUA foram expostas à violência no ultimo ano e mais de 2% das crianças assassinas, também nos EUA, tem 11 anos ou menos. Outro estudo do King’s College London conseguiu identificar indicadores de futuros traços de psicopatia em bebes de cinco semanas o que quer dizer que já trazem consigo estas anomalias. Infelizmente não há um diagnostico especifico para uma criança com tendência homicida, até porque existem poucos estudos nesta área, mas, dá para observar comportamentos que podem caracterizar um transtorno de conduta. Ora, se nas crianças que predomina os instintos da animalidade humana não houver um freio, através da educação familiar, social e religiosa, a tendência do aumento da agressividade entre os adultos deverá ser alarmante.
     
Sabemos que os sentidos estimulam um olhar carnal; que a inteligência desenvolve o olhar racional e que a fé, através do olhar da religiosidade proporciona libertação do individuo para a transformação necessária, comprovando que a ação animal é instintiva, a humana é reflexiva e a espiritual, pela fé é divina. Assim, por dedução e claro, preocupados com nossas crianças de hoje que serão os adultos de amanhã, reafirmamos que nossa responsabilidade no tocante a estes sentimentos enraizados nestas pessoinhas que de nós dependem é extrema. Portanto, pensemos nisso o mais urgente possível para que não sintamos o efeito de nossa negligencia,
Esperamos então que com nosso alerta o sexto sentido passe a predominar desenvolvendo a sensibilidade espiritual para que possamos utilizar nossa premonição para o bem comum.

                                                                             MUITA LUZ!
Visite-nos: Banca Nova Luz (Av. Itaberaba +ou- 341 - no muro do cemitério / (11) 3533.4964 www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br /ibraduch@hotmail.com                                                                                                                Grato! E lembre-se: Em cada dia sempre há uma Nova Luz!

Comentários

Postagens mais visitadas