WICCA

É uma injustiça não darmos continuidade ao exemplo que demos na reflexão anterior quando mencionamos a Wicca no tema “Qual a melhor religião?”, pois ficaria incompleto nosso estudo. A escolhemos por ser ela o prolongamento mais atualizado das religiões pagãs de mais de 7.000 anos a.C. os quais adoravam a “Deusa Mãe (ou Mãe Terra) além de serem politeístas, isto é, crerem em vários deuses. Como já afirmamos, a missão das religiões é aproximar o humano de seu deus e assim melhorá-lo progressivamente, e, desejando também demonstrar que uma se derivando da outra assimila transformando o que lhe interessa em dogmas para si. Veja a Igreja Católica que se apoderou de suas diversas festas transformando-as em liturgias cristãs, as quais e para citar apenas duas, ai estão o Natal e o dia de Todos os Santos além de nos apresentar um cristianismo judaizante. Assim sendo e como complemento façamos a distinção entre Equinócio e Solstício para entendermos melhor esta religião tão incompreendida por aqueles que a marginalizam:
EQUINÓCIO significa o momento exato que marca o início da primavera ou do outono. É quando o Sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do Equador. O termo tem origem latina “aequus” (igual) e “nox” (noite), pois no equinócio o dia e a noite tem igual duração para o Hemisfério Norte. Portanto temos o Equinócio de Primavera (Ponto Vernal) e o de Outono (Ponto Libra);
SOLSTÍCIO, assim como o equinócio, é um fenômeno astronômico que marca o início das estações do ano do Verão e do Inverno. Como a Linha do Equador é a base divisória dos Hemisférios Norte e Sul, a lógica é que as datas serão diferentes cara cada lado. Como estamos no Brasil (Hemisfério Sul) o Equinócio da Primavera ocorre nos dias 22 ou 23 de Setembro, o de Outono nos dias 20 ou 21 de Março. O Solstício de Verão acontece durante o mês de Dezembro e o de Inverno no mês de Junho. Isso posto, passemos para os “sabás” (Sabbat = sábado) muito confundidos com a “Missa Negra” ou reuniões demoníacas, pois, é apenas uma reunião de festas e celebrações como a “passagem de ano, as colheitas e fertilidades em geral.” Nestas reuniões não há sacrifícios de humanos e nem de animais. É simplesmente a celebração da fecundidade da vida em Natureza. Durante o ano são celebrados oito sabás: IMBOLC: marca a época dos primeiros plantios, das safras da primavera; EQUINÓCIO DE PRIMAVERA (Ostara, deusa da fertilidade e do amor): significa um novo começo. Marca o início dos dias mais longos e noites mais curtas. Representa a união do deus e da deusa simbolizando a fertilidade; BELTANE: é no fim da estação de plantio e começo da colheita. Sua celebração inclui regras livres de fidelidade; SOLSTÍCIO DE VERÃO (Litha): representa o auge da força do deus. é onde se acende fogueiras para espantar os maus espíritos; LUGNASADH: marca o momento em que a deusa passa o controle para o deus; EQUINÓCIO DE OUTONO (Mabon): é o equilíbrio entre a luz e a escuridão. Marca o início das noites mais longas que os dias. Representa a morte e a renovação. É o dia pagão de ação de graças. É a segunda colheita; SAMHAIN: celebrado no halloween marca o fim do verão e o início do inverno e também a morte do deus, pois o véu que separa os mundos é retirado. É o ano novo deles; YULE: é celebrado no solstício de inverno. O ritual ou festa (22 de dezembro) marca a celebração da deusa que dá a luz deus, ou seja, o nascimento do deus.
A inferioridade das faculdades humanas não permite compreender a natureza intima de Deus, mas sabemos que Ele é acima de tudo Criador e Pai e que não pode ser Deus se algum outro o ultrapasse em seus atributos. Na infância da humanidade, o homem O confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeiçoes lhe atribui, mas nem por isso deixará de ser Deus já que se compreende que os povos o tem como eles mesmos o são: Os agricultores O associam à agricultura, os guerreiros o chamam de Senhor dos Exércitos e os intelectuais O tem como a Suprema Inteligência e assim em diante.
Ora, aprendemos que a mais elevada concepção de Deus é aquela que atende o nosso grau evolutivo, pois, é ele que nos revela os aspectos da divindade que cultuamos e que por isso não devemos desprezar aqueles que não pensam como nós. Estamos errados neste conceito? Acreditamos que não!
PAZ E LUZ!
Visite-nos: Colégio Abduch – Rua Manoel Fagundes de Souza, 112 (a 300 m. da estação de Trem do Piqueri) CEP 02913-040 / 11-3533.4964 e 11-3991.5983 / WhatsApp 11-98121.6788 e 11-97020.1055 / Temos: Maternal, Jardim, Pré, Balé, Judô, Inglês, Culinária, Artes, Recreação, Natação, Educação Física para o Infantil e Fundamental / Ibraduch@hotmail.com / liliab4@hotmail.com / www.spdefato.com.br /www.bancanovaluz.blogspot.com.br e lembre-se: Em cada dia sempre há uma Nova Luz!


Comentários