A GRANDE REFORMA1/2


                                          “Aprender é recordar” (Platão) 

 

Afirmamos diversas vezes que a Igreja Católica modificou a bel-prazer os escritos do Novo Testamento e também repetimos que quando Lutero se afastou do clero, levou consigo a Bíblia alterada permanecendo o estudo sobre ela da forma como estava.  

Estas “deformações” nos ensinos já eram esperadas pela Alta Espiritualidade, tanto que o próprio Jesus, em João 14:16-27 nos alertou que enviaria um consolador para nos relembrar os ensinos adulterados (“e Ele vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito). Depois do assassinato de John Huss, que na nossa opinião deu a vida pelo ideal de um Evangelho renovado, veio a reforma luterana cujo líder se perdeu nos descaminhos políticos do feudalismo prussiano e no fanatismo cruel de Calvino, em Genebra, bem como, na atualidade, através dos interesses de muitos setores do Evangelismo atual. 

Paracleto significa consolador. Vem do grego “pneuma to haguion”cuja tradução correta é “espírito puro”. Foi latinizado para Espirito Santo e deveria significar “bom, puro”. Observe que em inglês não tem um “Saint Espirit”, mas “Holy Spirit” ou seja, Espírito Sagrado, e “Carisma”, do grego “khárisma” que é um dom especial dado a alguém num sentido especial. Os carismas foram proibidos porque, muitas vezes, os Espíritos comunicantes contrariavam os dogmas estabelecidos o que era inaceitável para os que tinham opiniões antagônicas ditadas pelos bispos, cardeais e papas. Ora, a faculdade de intercambiar com o mundo espiritual, Charles Richet (1850-19355), o criador da Metapsíquica, chamou este conjunto de paranormalidade de “sexto sentido”. Joseph Banks Rhine (1895-1980), o fundador da Parapsicologia, deu-lhe o nome de “Percepção Extra-sensorial” mais conhecida como PES ou ESP em Inglês. Ernesto Bozzano (1862-1943) afirmava que tais acontecimentos detectados pelos seis sentidos eram próprios do habitat espiritual. Nós chamamos tais efeitos de “mediunidade”, pura e simplesmente e que nada mais é do que tomar conhecimento de situações e acontecimentos impossíveis de serem detectados pelos cinco sentidos comum. Portanto médium, sensitivo ou paranormal, literalmente falando, é só questão de palavras, o que não dá para entender o porquê dos nossos combatentes  considerarem como atributo demoníaco. 

A Biblioteca de Alexandria, com mais de 700 mil volumes sobre o passado da civilização, foi boa parte destruída pelos romanos em 47 a.C. e o restante pelos muçulmanos no século VI. Também houve na china, em 240 a.C., em Roma no século III, no México, Peru e Espanha no século XVI, na Irlanda e no Egito no século XVIII como total desrespeito às tradições alheias. Tudo através do fanatismo religioso e, com isso, demoramos para aprender que Elohim é plural de deus ou se preferir, muitos deuses, que Javé tem o sentido de mais de um deus e Jeová, cujo tetragrama é YHVH representando um único Deus. Bem voltemos à reforma protestante: 

                                                              MUITA PAZ! 

BANCA NOVA LUZ! (A Banca do Livro Espírita) / Visite-nos: Av. Itaberaba em frente ao número 341, no muro do cemitério da Freguesia do Ó / Fale conosco: 11-97020.1055 / 11-2841.9061 e Ibraduch@hotmail.com / Conheça nossos pensamentos: www.bancanovaluz.blogspot.com.br / Leia notícias jornalísticas: www.saopaulodefato.com.br e Lembre-se: EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ!                                                                                                                      Venha conhecer nossa feirinha permanente de livros espiritas ao preço único de R$ 9,90 cada!  


Comentários

Postagens mais visitadas