TINO NO APRENDIZADO


“Sua conversação dirá das diretrizes que você escolheu na vida. Seus gestos, na luta comum, falam do seu clima interior” (André Luiz/Chico Xavier).
         
Todas as religiões que procuram nos aproximar de Deus, mesmo declarando-se os únicos detentores da verdade, tem seus ensinamentos baseados na Paz e no Amor. Agora, quando alguns líderes se deixam levar pelo fanatismo, tomando frases que lhes interessam para levar avante esse ideal que tem o alicerce, normalmente no interesse egoístico, formam legiões de pessoas facilmente manipuláveis. Ensinamentos que deveriam ser levadas no sentido literário e moralista, ou que serviriam, na época em que foram pronunciados, aos ouvintes ainda parcos de conhecimento que não fosse o de guerrear, são ministrados por esses que se interessam pelo poder em monopolizar as massas a fim de terem seus nomes orgulhosamente grafados nas mídias cujo efeito é de atrair mais seguidores que se comprazem em seguir estes mesmos interesses.

Como não seria se nós que nos dizemos cristãos, arrancássemos uma parte do nosso corpo corrompido? Não foi o próprio Cristo que afirmou que é melhor entrarmos no Céu completamente coxo, manco, cego ou maneta do que termos a alma no inferno? E não foi Ele também que disse para abandonarmos pai, mãe, irmã, irmão, enfim, a família para segui-lo e assim sermos verdadeiramente seus discípulos? Ora, o bom senso nos diz que todos estes ensinamentos são puramente ilustrativos e que não devem ser tomados ao pé da letra, pois para ser verdadeiramente bom cristão basta o amor a Deus e ao próximo com toda força e entendimento de nossa alma. Mas, vamos supor que alguns mais afoitos resolvam agir conforme o ensino exemplificado e atraiam com suas palavras fáceis e bem colocadas outros que não sabem ou que tenham medo de raciocinar sobre o assunto e cometam atos tresloucados também alicerçados no interesse de conseguir um lugar no paraíso, ou até mesmo de conseguir uma vida fácil neste mundo? Acredito que existem muitas consciências que podem ser trabalhadas neste sentido.

Lutero afirmou que a razão é o maior inimigo que a fé possui e que ela nunca aparece para contribuir com as coisas espirituais, mas que com freqüência entra em confronto com a palavra divina, pois trata com desdém tudo o que emana de Deus. Também são dele as afirmações de que quem quiser ser cristão deve arrancar os olhos da razão e que a razão deve ser destruída em todos os cristãos. Não significa nitidamente que seus seguidores são proibidos de pensar, confrontar, raciocinar e seguir as diretrizes que sua consciência ditar? Só que isso não impediu de que ele mesmo utilizasse a razão para criar a reforma que redundou no protestantismo.

Hoje, se percebe em algumas igrejas o uso de frases de efeito, com passagens bíblicas devidamente escolhidas para impedirem que seus seguidores raciocinem, pois com certeza, o medo de perderem seus dividendos é maior do que o desejo de salvar almas para Deus. Esquecem-se ou não sabem, ou não querem saber que o ato de pensar é uma ciência de resultados porque vem da observação e relação com o observado, o que resulta em explicações às coisas ao modo de cada um de como se vê (entende) o conjunto. O ato de falar e de agir, mostra em concordância às palavras emitidas e ações efetuadas, a aproximação quase exata do nosso intimo como se fosse uma senha para descobrirmos realmente a nossa identidade espiritual.

Se não tivermos tino no nosso aprendizado, viveremos quase sempre numa corda bamba tanto neste mundo como no outro
                                                                           MUITA PAZ!

Visite-nos: Banca Nova Luz (Av. Itaberaba +ou- 341 (no muro do cemitério) (11) 3533.4964 e 2841.9061)
www.spdefato.com.br                                http://bancanovaluz.blogspot.com.br/                                                                            
ibraduch@hotmail.com                             Grato! E lembre-se: Em cada dia sempre há uma nova Luz!

Comentários

Postagens mais visitadas