TEOLOGIA DO MEDO
“A quem hei de comparar esta geração?” (Palavras do Cristo para meditação).
Tempos atrás havia confusão entre o Anjo da Morte e o diabo porque ele já foi confundido com Satã, mas, de fato, na tradição, Satã é o acusador, o advogado de acusação que irá reportar os pecados daquela alma ao tribunal divino. Também é aquele que coloca obstáculos na vida dos homens e das mulheres, alem de os tentarem ao pecado. Tudo como forma de testar a fidelidade a Deus. Já o Anjo da Morte é o mensageiro de Deus, cuja missão é apenas vir buscar as almas moribundas e conduzi-las ao seu destino. As duas coisas apavoravam as pessoas.
Para impor ainda mais o medo, a Igreja Católica, no ano 343, determinou que reverenciando os anjos cometia-se idolatria, afirmando ainda, que eram os anjos hebreus, demoníacos. Só no ano de 787, vendo que não eram atendidos pelo povo e para não perderem fieis, permitiram a reverencia só para Miguel, Rafael, Gabriel e Uriel. O engraçado é que se percebe que a igreja, quando descobriu que se perdeu na imposição das suas verdades, manipulou o que foi dito para não perder seus seguidores e com eles o monopólio do medo a que sempre se agarrou para dominar consciências.
Vejamos que atualmente, a palavra “Witch” (inglesa), que tem a mesma semântica de “Wit”, que significa conhecer, designando o que conhece o oculto, passou a ser feitiço, que vem de fetiche e que significava objeto de adoração entre selvagens, e, que, gerou feiticeiro, o qual, pela igreja, passou a ser pessoa que conferencia com o demônio.
Buscando estas origens, descobrimos que a Alquimia originou a Química e a Física, e que, a Astrologia desenvolveu a Astronomia. Tudo bem que, com elas também vieram as artes divinatórias, mas mesmo assim, demonstram com isso a evolução das idéias e ainda querem se impor através do medo, ensinando as pessoas a aceitarem o que ensinam sem discutir ou raciocinar sobre o que dizem.
Cura, levitação, clarividência, psicografia entre outros “dons” mediúnicos, feitos pelas igrejas, é manifestação tocada pela graça do Espirito Santo e fora deste circulo, é feitiçaria ou ato demoníaco. Estamos na era de viagens espaciais, desenvolvimento extraordinário da telefonia e da televisão, aumento de pesquisas medicas e muitas outras tecnologias que no passado seria considerado bruxaria e que, hoje, é de normal acontecimento. Diante desta nossa era, o duro é que ainda existem pessoas que acreditam, por imposição de alguns líderes religiosos, no fim do mundo catastrófico anunciado pela bíblia, que cheia de contradições, prova-nos que foi escrita pela mão do homem para monopolizar o próprio homem.
A história da igreja nos mostra que o Rei Felipe IV (França), devido a empréstimos efetuados com os Cavaleiros Templários, e, incomodado com sua pendência e sem intenção de quitá-la, pressionou o Papa Clemente V a tomar medidas contra eles, transformando-os (os templários) em vilões. Ora, se assim é, o que impede de manipularem as Escrituras em proveito próprio?
Quem comparar atentamente o livro de Apocalipse com o livro de Daniel e estudar as literaturas das Escrituras, acreditará realmente neste Armageddon tão cantado pelo que consideramos a teologia do medo? Duvidamos!
MUITA PAZ!
Visite-nos: Banca Nova Luz (Av. Itaberaba +ou- 341-no muro do cemitério - (11) 3533.4964 e 2841.9061)
www.spdefato.com.br www.bancanovaluz.blogspot.com.br
ibraduch@hotmail.com Grato! E lembre-se: Em cada dia sempre há uma nova Luz
Comentários