O CRISTÃO É UNIVERSALISTA
Antes de continuarmos devemos entender que Jesus Cristo não era cristão. Ser Cristão passou a existir depois dele. A religião que nos ensinou, é Universal, pois se baseia no Amor incondicional e irrestrito, assim sendo podemos dizer que Ele é universalista. Infelizmente, muitos deturparam sua mensagem levando seus ensinamentos para o separatismo com as frações religiosas inaugurando diversas congregações com interesses partidários. No Brasil, existem várias ramificações católicas; evangélicos de varias denominações; vários segmentos que se dizem espíritas; varias tradições esotéricas que cultuam o Cristo como mestre e muitos outros que sempre afirmamos serem “vias” devido aos vários entendimentos sobre a divindade. Podemos afirmar sem medo de errar que o objetivo de todas elas é Universalista, porque visam aproximar o ser humano de Deus, e conseguintemente, do Amor pregado, ensinado e vivenciado pelo Cristo. O maior motivo destas separações, além do entendimento diverso e parcial da verdade de cada um, são os preconceitos de vários tipos e isto é uma coisa que não se erradica com legislações ou palavras, mas e somente, com educação e exemplos transmitidos. Os que assim procedem, preconceituosamente e se colocando como os únicos donos da verdade, são como os desajustados por não aceitarem novos conhecimentos, novos rumos; cegos, por não enxergar as nuance da Luz; enfermos por não quererem curar a alma; atribulados como novos fariseus da vida; aprisionados que não buscam a redenção; avarentos do pseudo-amor e cheios de deslizes visíveis; egoístas, déspotas, tiranos de si mesmos e de outrem porque são causas de seus males e que escondem de si próprios a visão clara de seus erros, esquecendo-se, inclusive, que os maiores exemplos que mais convencem atraindo ou afastando, são seus modos de vida.
O Cristão íntegro procura ver o todo na unidade sem desprezar as partes porque ele sabe que são elas que formam o conjunto completo. Assim, dentro deste nosso ponto de vista, ser Cristão ao pé da letra e com “c” maiúsculo é ser Universalista. Veja que a própria oração que o Cristo nos ensinou fala no plural porque começa com um “Pai Nosso” e termina com o “não NOS deixeis cair em tentação”, demonstrando que o singular, neste caso, é egoísmo puro. Outro exemplo, o Salmo 23 seria assim cantado: “O Senhor é nosso Pastor e nada nos faltará. Ele deita-nos em refúgios de esperança e nos guia suavemente às águas do repouso. Refrigera nossa alma. Nos conduz pelas veredas da justiça, na qual confiamos por amor ao Seu Nome. Ainda que andássemos pelo vale da sombra da morte, não temeríamos mal algum porque Ele está conosco e a Sua Vontade e a Sua Vigilância que nos consolam sempre nos prepara-mesa farta de bênçãos ainda que seja na presença dos inimigos que trazemos dentro de nós, para que Seu Nome seja sempre por nós glorificado. Unge-nos a cabeça de bom animo e o nosso coração transborda de jubilo, pois que, certamente, a bondade e a compaixão do Senhor nos seguirão em todos os dias de nossas vidas para habitarmos na Sua Casa Divina por longo tempo. Assim seja!
O discernimento religioso deve fazer parte da vida daquele que se diz verdadeiro seguidor de Jesus. Existe um ensinamento antigo que conta que um velho Melro encontrou um pedaço de miolo de pão e saiu voando com ele. Ao ver isso, os outros pássaros correram para atacá-lo. Diante do combate iminente, o Melro largou o miolo de pão na boca de uma serpente e pensou consigo mesmo: ”Quem adquire experiência enxerga a vida de outra maneira. Perdi meu alimento, mas preservei a vida. Posso encontrar outro miolo amanhã. Se insistisse em ficar com ele poderia começar uma guerra, o vencedor passaria a ser invejado, os outros se armariam para combatê-lo, o ódio encheria seus corações e isso poderia durar gerações. A sabedoria de quem se aprimora é saber trocar a vitoria imediata e de pouca duração pelas conquistas duradouras que ninguém consegue alcançar para lhe roubar”, o que nos ensina sutilmente de que a compreensão dos valores morais, aliadas ao sentimento de universalidade, nos dá a consciência da estrutura do Todo em cada fragmento analisado e isto é relacionamento, suprimento, descanso, cuidado, direção e propósito, mesmo que se tenha provação porque daí advirá a fé, a esperança, a abundancia, a misericórdia, a felicidade e a consagração da benção. Em resumo: é ser Cristão Universalista.
PAZ E LUZ!
Visite-nos: Banca Nova Luz (Av. Itaberaba +ou- 341 - no muro do cemitério / (11) 3533.4964 www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br /ibraduch@hotmail.com Grato! E lembre-se: Em cada dia sempre há uma Nova Luz!
Comentários