INTELIGÊNCIA OU NEGLIGÊNCIA?


Vivemos numa época em que não mais existem inquisições ou qualquer outro tipo de guerras ditas religiosas nas igrejas que se dizem cristãs, mas mesmo assim todas querem ser a dona da Verdade Absoluta. Em épocas passadas muitos foram assassinados pelo conhecido Santo Ofício. Giordano Bruno foi empalado e queimado vivo em fevereiro de 1600 por refutar as noções da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição; Galileu foi obrigado a renegar o heliocentrismo e muitos outros foram vítimas das atrocidades efetuadas em nome de Deus por aqueles que se diziam representantes do Pai Eterno. Místicos, ocultistas e alquimistas, por não concordarem com as intransigências da igreja sofreram os castigos impostos a eles. Mesmo dentro do catolicismo surgiram vários dissidentes como os Dominicanos e Franciscanos entre outros, e o Renascimento no período dos séculos XIV e XVI trouxe luz para os pensadores de então modificando radicalmente a posição da igreja e do povo laico aumentando a divisão entre ciência e religião. Steven Weinberg ganhador do prêmio Nobel de física em 03/5/1933 afirmou que “uma das grandes realizações da ciência foi, se não tornar impossível que as pessoas inteligentes sejam religiosas, ao menos tornar possível que não sejam” no que concordamos integralmente porque, ainda hoje, na Igreja Católica, existe a proibição das mulheres se tornarem sacerdotes, o banimento de clérigos homossexuais, a condenação do uso de preservativo mesmo que a AIDS mate milhões de adeptos, a vista grossa nos abusos sexuais que, graças a Deus e através do Papa Francisco está-se repensando tal postura. Isso sem contar que outros que se dizem evangélicos menosprezam aqueles que não seguem seus ideais esquecendo inclusive o “Amai-vos” tão propagado em suas bocas. 
Descortinamos que aquele que busca sua espiritualidade deve seguir como se estivesse em luta consigo mesmo; tendo medo dos seus maus instintos, respeito pelos mesmos e com total segurança de que sairá vencedor. Ele sabe que todos os caminhos parecem iguais, mas que na verdade os perigos que se escondem nas curvas se diferenciam na maneira de viver estes mesmos obstáculos e que a intenção não é somente pensamento de desejo, mas e que necessita da concentração na atitude a ser colocada em movimento, porque, tem a certeza de que nada neste mundo é dado de presente já que tudo gira em torno das conseqüências de cada ação realizada e que por isso está sujeito às responsabilidades de suas escolhas.
Alguém irá censurar um artista, que ao pintar um quadro, não tivesse seguido regras convencionais? O Importante não é a finalização da obra e sua perfeição? É claro que existem certas normas para se atingir o seu final, mas, não se pode decidir, por si só, como deverá ser feito? Não cabe a nós darmos sentido à vida que queremos viver? Não é por causa disso que somos nós que decidimos como viver? E que tudo reside na construção mental de cada ato? Ora, o pintor ao pintar um quadro ele já o idealizou totalmente com todos os seus pormenores igualmente quem praticar qualquer ato ele já o fez mentalmente para só depois o concretizar no físico. Não é assim que se aprende a “ser”, a “fazer”, a “conviver” e a “conhecer”? e que a hierarquia, no caso, é só na moral adquirida e que mesmo assim, somos todos aprendizes independente do grau evolutivo? De que adianta seguir esta ou aquela religião se ele não se modifica interiormente? Se a sua crença não o torna mais sociável, mais digno, mais indulgente, mais humilde, mais paciente e menos egoísta, menos avaro, menos invejoso, menos vaidoso e, enfim, menos animal e mais humano?
As carências plantadas na infância, dificuldades instransponíveis, alterações hormonais, cansaço físico e mental, insônia, problemas de saúde e medos diversos influenciam profundamente na forma como pensamos, agimos e nos relacionamos, o que nos faz afirmar sem medo de errar que o cérebro iluminado não garante nobreza de sentimentos. O que se aprende com esta pseuda-sabedoria é enganar a consciência por algum tempo até que ela desperte e faça a cobrança do engano e da negligência                                                                        PAZ E LUZ!
Visite-nos: Colégio Abduch – Rua Manuel Fagundes de Souza 112 (a 300 m. da estação de Trem do Piqueri) – CEP 02913-040 / 11-3533.4964 e 11-3991.5983 / Whatsapp 11-9.8121.6788 / Temos: Maternal, jardim, Pré, balé, judô, inglês, culinária, artes, recreação, natação, educação física no infantil e no fundamental / ibraduch@hotmail.com /Liliab4@hotmai.com / www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br/ Lembre-se: Em cada dia sempre há uma Nova Luz!

Comentários

Postagens mais visitadas