DEUS VIVE!(1/2)
Dando continuidade à reflexão anterior (Deus não morreu), informamos que a maioria ateísta se baseia em Einstein e estudando tais pensamentos, descobrimos que na verdade ele não combateu Deus propriamente, mas o deus teológico e pessoal que as religiões nos apresentam. Também sabemos que Einstein baseava-se em Spinoza, filosofo holandês que afirmava um monismo ontológico absoluto, significando que o Universo é constituído por uma única substancia que é também sua causa. Essa substancia –diz ele- é Deus que se identifica com a Natureza, ou seja, “Deus sive Natura”, ou se preferir, Deus ou a Natureza.
Nosso raciocínio, quando levado com a finalidade de aprender verdadeiramente, nos leva a reflexões que muito nos ajudarão em nossa caminhada evolutiva. Assim, vemos o pecado instituído pelas religiões como conceito de culpa e punição sendo que na realidade, como sempre afirmamos, sofremos as consequências de nossas ações. Também aprende-se, através do pensamento, que conhecimento de causa é a informação necessária para nossos estudos em analisar a vida. Criticar sem conhecer o que se crítica não constrói nada e só prejudica o crítico além de enaltecer o criticado, pois faz a sua propaganda sem perceber que a está fazendo.
Ideias erradas, conhecimentos errados e pessoas mal informadas, que dão uma de sábios por ouvir falar ou por estudar superficialmente um assunto focado, são os cegos guiando cegos falado por Jesus.Este efeito é chamado pelos astrônomos de “aberração cromática” , pois, um objeto olhado por uma lente “pobre de visão” vê um halo colorido, como um arco-íris, sobre o objeto observado dando um entendimento distorcido daquilo que ele viu. Assim é nossa visão da vida quando olhada superficialmente.
Por exemplo, Lutero, Calvino e a Igreja Católica foram retrógrados perante a ciência. Calvino fez o médico Michael Servetus (1511 – 1553) queimar numa estaca até morrer só porque ele teve a coragem de sugerir que o sangue era bombardeado ao corpo pelo coração e Lutero chamou a ciência de engenhosas ideias de um tolo. A insensibilidade de Roma, através dos Papas, atrasou o desenvolvimento cultural e cientifico, tendo a tradição da Igreja comprovando o que estamos afirmando. Veja a história do Cardeal Roberto Bellarmino (1542 – 1621) também conhecido como “martelo de ferro” por ser rigoroso e colocar a doutrina acima de tudo. Ele foi responsável pela caça a Giordano Bruno e fundamental pela sua tortura e execução em 1600. Também se envolveu nos bastidores da Conspiração da Pólvora em 1605. Morreu aos 78 anos e foi canonizado em 1930. Indo para outro lado, os fundamentalistas radicais islâmicos, quando partem em missão suicida, bradam a uma só voz os dizeres: “Deus é nosso Objetivo; o Alcorão é nossa Constituição; o Profeta é nosso Líder; a Luta é nosso Caminho e a Morte, em nome de Deus é nossa maior aspiração”, tudo porque acreditam que servindo a Alá desta maneira entrarão no Paraíso para desfrutar do Jardim das Delicias onde encontrarão as setenta e duas virgens prometidas para o deleitamento. Com estes pequenos exemplos temos a certeza de que a “fome da carne age no Espírito também fora da carne”.
Ora, foi à toa que Einstein proferiu frases inúmeras sobre Deus, as religiões e o Universo? Com certeza as religiões contribuíram para tais afirmações das quais destacamos algumas: “A imaginação é mais importante que o raciocínio. “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. “No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. “A religião do futuro será cósmica e transcenderá um deus pessoal, evitando dogmas e a teologia. “Temos o destino que merecemos. O destino está de acordo com os nossos méritos” e muitas outras afirmações que comprovam que Deus não morreu.
PAZ E LUZ
Visite-nos: Colégio Abduch – Rua Manuel Fagundes de Souza 112 (a 300 m. da estação de Trem do Piqueri) – CEP 02913-040 / 11-3533.4964 e 11-3991.5983 / WhatsApp 11-9.8121.6788 / Temos: Maternal, jardim, Pré, balé, judô, inglês, culinária, artes, recreação, natação, educação física no infantil e no fundamental / ibraduch@hotmail.com /Liliab4@hotmai.com / www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br/ Lembre-se: Em cada dia sempre há uma Nova Luz
Comentários