O CORPO NÃO É O ESPÍRITO
Paulo Apostolo disse que “quando este mortal (corpo) se revestir da imortalidade (Espírito), então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitoria. Onde está ó morte teu aguilhão?”.
Vemos em muitas pregações destes versículos e de outros a confusão de palavras entre o corpo e o Espírito para combater a reencarnação. Ensinam que no caso reencarnatório o Espírito toma o corpo de outra pessoa, invertendo assim o entendimento sobre esta lei divina do aperfeiçoamento. Não é em outra pessoa que o reencarnante atua e sim a mesma pessoa agindo através de outro corpo porque a individualidade do Ser não se perde com a morte, ela se aperfeiçoa através das etapas de vidas sucessivas.
Outros dão exemplos tais dizendo que se porventura você morrer na selva, virá o Leão e comerá uma parte de você, e assim outras feras ou aves de rapinas vão te dilacerando o físico, mas que no Paraíso você surgirá sem defeito algum, alegando para isso, inclusive, que para Deus nada é impossível, esquecendo-se de que se Deus é Imutável, também suas Leis o deverão ser. O que é dilacerado é o corpo e não o Espírito. O Espírito é a alma que anima o corpo, mas não é o corpo. Ele é individual, separado do físico e ligado a ele por um liame que chamamos de perispírito. Alem disso, o Espírito não se fragmenta. O corpo pode estar em pedaços, mas o Espírito continua inteiro e isso é comprovado nas mutilações, pois o mutilado sente em sua alma sua inteireza mesmo faltando pedaços físicos.
Essa confusão que mencionamos encontra-se também no credo católico quando diz sobre a ressurreição da carne, coisa impossível de acontecer, pois a matéria se desintegra na matéria e isso é lei que não se contesta.
Paulo ao dizer que o mortal se revestirá de imortalidade está dizendo que o corpo morre para surgir o Espírito livre do peso do físico. Ele também separa um do outro quando nos diz do corpo incorruptível, pois fala que semeamos corpo natural que ressuscitará em corpo espiritual, tentando explicar para o entendimento daquela época que o Espírito sobreviverá à morte carnal.
A reencarnação é uma idéia central de diversos sistemas filosóficos, doutrinários e religiosos, segundo a qual uma “porção” do Ser é capaz de subsistir à morte do corpo.
Até hoje há falta de conhecimento de causa no combate ao Espiritismo. Confundem os dizeres de vários ramos mediunistas com os ensinos espíritas. É fato que poucas pessoas compreendem as diferenças entre diversas correntes do catolicismo, do budismo e até mesmo do Islã, quanto mais da Doutrina Espírita.
Aquele que estudar as histórias religiosas deve perguntar quem está contando, para quem está falando e o que se está discutindo. Como exemplo conta-se que Apolônio de Tiana (o filósofo) teve seus ensinamentos espalhados entre a Espanha e Índia; que Simão (o Mago) curava doentes e que até levitava; que Banus (o Eremita) vivia isolado fazendo rituais complicados com a água; que Eleazar (o Exorcista) exorcizava através de espirros; que Simão (o Essênio) interpretava sonhos e que Jesus, filho de Ananias quase foi crucificado.
O Alcorão, que é a recitação em Árabe, tem 6326 versículos que ditam regras desde casamento a cobranças de impostos, adoração e etc.; a Bíblia, que são textos selecionados, escritos copiados, com autoria coletiva e modificados durante séculos pelos “escribas” de todos os tempos que podiam alterar excluir e até mesmo incluir composições conforme suas crenças e desejos. O movimento no Templo de Jerusalém era tão grande que existiam sete mil sacerdotes e dez mil levitas (servos) que auxiliavam na realização dos cultos revezando-se entre si.Perguntamos então o que poderia barrar a distorção da palavra ressurreição como sendo do corpo físico, esquecendo-se a alma que o anima? Isso não nos mostra que as religiões que assim pensam não são tão espirituais como desejam se apresentar? Acreditamos que sim!
PAZ E LUZ!
Visite-nos: Colégio Abduch – Rua Manoel Fagundes de Souza, 112 (a 300 m. da estação de Trem do Piqueri) CEP 02913-040 / 11-3533.4964 e 11-3991.5983 / WhatsApp 11-98121.6788 e 11-97020.1055 / Temos: Maternal, Jardim, Pré, Balé, Judô, Inglês, Culinária, Artes, Recreação, Natação, Educação Física para o Infantil e Fundamental / Ibraduch@hotmail.com / liliab4@hotmail.com / www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br e lembre-se: Em cada dia sempre há uma Nova Luz!
Comentários