MATIAS – O 13° APÓSTOLO

Jesus morreu numa manhã de pentecoste que é a festa para celebrar a colheita do trigo comemorada cinqüenta dias depois da páscoa e foi só após a ressurreição que os apóstolos entenderam que a missão era falar do Cristo à multidão. Assim, pela palavra o cristianismo começou a se propagar.
Como o número doze, importantemente representativo e associado às doze tribos de Israel, simbolizando todo o povo de Deus, isto é, os judeus e sua restauração, após a morte de Judas Iscariotes, coube a Matias, por sorteio, coisa comum naquelas épocas, tomar o lugar vago. Seu nome significa “Dom de Deus” e nada se sabe sobre sua vida a não ser que nasceu na Judéia e que faleceu no ano 80 d.C. em Jerusalém –Israel.
Dizem alguns que ele foi condenado e martirizado por apedrejamento e decapitado por ordem do Sinédrio Judaico na Pérsia. Outros dizem que seu serviço começou na Judéia, seguindo para Etiópia e depois para Cólquida (atual Republica da Geórgia), onde foi crucificado.
A Lei de Talião, ou o famoso “olho por olho, dente por dente” era a pena vigente na época, e, na mente de quem a praticava não passava de uma vingança merecida e não de uma justiça parcial. Apropriadamente chamada de lei da retaliação por consistir na rigorosa reciprocidade de crime e castigo, revertido e adotado atualmente de forma camuflada entre os marginais que vivem no nosso meioesendo que na maioria das religiões daquela época o apedrejamento era mais adotado, podemos afirmar sem medo de errar que se Jesus fosse condenado pelo Sinédrio, ele seria apedrejado.
Controvérsias à parte, o fato é que após a crucificação do Cristo os apóstolos ficaram tão desamparados que pensarem em se dispersar. Somente após a convicção de terem visto Jesus vivo é que se mantiveram unidos na fé, nos mostrando que a força do cristianismo não foi tanto o martírio crístico, mas o ressurgimento materializado do Mestre Amado.
Matias é entre os escolhidos para espalhar a boa nova o apóstolo de quem menos se escreveu. Como um dos primeiros “bispos”, estabeleceu os fundamentos do cristianismo egípcio, ajudando a moldar aquilo que veio a ser o Gnosticismo, que é a vertente mística cristã.
No ano em que Jesus nasceu mais de duas mil pessoas foram condenadas e crucificadas porque a revolta contra a cobrança e a política da elite sacerdotal era insana. Não vemos muitas diferenças na época atual com alguns lideres religiosos que se colocam no púlpito tendo Deus ou o Cristo como seus criados para atenderem as determinações por eles indicadas e por muitos que utilizam o sacerdócio, independente da nomenclatura da igreja, para fins escusos e interesseiros de diversos tipos. Pois bem, deixemo-los aos cuidados da própria vida que se encarregara de fazer funcionar a lei de Ação e Conseqüência e continuemos dizendo que Barrabás, do aramaico Bar Abbas, significa “Filho do Pai”; Judas (em hebraico Iehudas, foi traduzido para o grego como “Ioudas”, que evoluiu para o latim com o nome que conhecemos, o qual quer dizer “louvor ou Exaltação a Deus”; o nome Dimas (o bom ladrão) vem do grego Dysme, que traduzido é“Por do Sol”; Gesta (o mau ladrão) vem do latim cujo significado é “Façanha” (no plural: feitos guerreiros) e Jesus é a adaptação do aramaico Yeshua ou Yehoshua significando “(Jeová (ou Javé) é a Salvação)’.
Se nós analisarmos friamente estes nomes com suas traduções se verá que há certa sincronia com os Evangelhos aparecendo o Louvor, o Filho do Pai, o Por do Sol, a Façanha, o Dom de Deus e Deus em todas estas manifestações. Isto não nos mostra que o bem precisa do mal para ser percebido como bem? Acreditamos que sim!
                                                                             PAZ E LUZ!
Visite-nos: Colégio Abduch – Rua Manoel Fagundes de Souza, 112 (a 300 m. da estação de Trem do Piqueri) CEP 02913-040 / 11-3533.4964 e 11-3991.5983 / WhatsApp 11-98121.6788 e 11-97020.1055 / Temos: Maternal, Jardim, Pré, Balé, Judô, Inglês, Culinária, Artes, Recreação, Natação, Educação Física para o Infantil e Fundamental / Ibraduch@hotmail.com / liliab4@hotmail.com / www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br                  e                 lembre-se: Em cada dia sempre há uma Nova Luz!

Comentários

Postagens mais visitadas