JUDAS TADEU – APÓSTOLO

Seu nascimento foi na Galileia (Israel) e o falecimento se deu em 28 de outubro do ano 70 de nossa era sob o império Parta. Pregou o Evangelho na Judeia, Samaria, Síria, Mesopotâmia, Líbia Antiga, Beirute, Edessa (talvez confundido com Tadeu de Edessa, um dos setenta), Palestina, Arábia. Fazendeiro de profissão, falava tanto o Grego quanto o Aramaico. 
Alguns contam que foi martirizado na Pérsia por uma multidão insuflada por seguidores de Zoroastro. Há de se acrescentar que não havia enterro para eles. Com exceção de Jesus, os mortos eram deixados expostos aos elementos até serem devorados pelos abutres ou outros animais selvagens. O zoroastrismo não enterra seus defuntos deixando-os em torres conhecidas como “Torres do Silencio” (Dakhma).
Judas vem de Judá e um de seus significados além de abençoado é “render graças”. Tadeu tem origem em um termo aramaico, talvez “Lebeu” cujo entendimento dá “afeto materno” significando “coração”. Outros afirmam que Tadeu significa “magnânimo”, mas, de qualquer forma, ambas as traduções transmitem a consciência de pessoa amável.
Conforme João 14:22, a junção dos nomes se deu para se diferenciar de Judas Iscariotes. Vale ressaltar que jesus chamou a ambos com o mesmo amor que chama a todos nós.
Sua epistola foi escrita em Grego entre os anos 62 e 65, antes da queda de Jerusalém e não está dirigida a ninguém ou a nenhuma igreja em particular, nos mostrando que ele não tinha preferencias, mas e sim que desejava apenas mostrar sua dedução no que aprendeu, combatendo inclusive, os falsos profetas que se infiltram nas religiões com interesses escusos e fraudulentos, servindo-nos como alerta para os tempos atuais.
Judas era agricultor e filho de Alfeu (Cléofas), que era irmão de José, pai de Jesus, sendo então, primo-irmão do Nazareno por parte do pai. Conforme Euzébio, que escreveu a história do cristianismo até os tempos do imperador Constantino, judas Tadeu teria sido o esposo das bodas de Canaã, o que explicaria a presença de Maria e de seu filho.
 Entre os anos 43 a 46 é localizado na Armênia onde se juntou a quatro outros apóstolos do Oriente. Segundo relata São Jeronimo, em 28 de outubro de 70, foi morto cruelmente na Pérsia a golpes de machado desferidos por sacerdotes pagãos por se recusar a prestar culto a uma deusa local.Por conta da forma como foi martirizado, sempre é representado segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou e uma machadinha, instrumento de seu suplicio.
Queremos esclarecer que não desejamos converter a quem quer que seja. Desejamos simplesmente expor alguns fatos que descobrimos para estudo mais aprofundado por quem se interessar pelo assunto, mesmo porque, jamais nos colocamos como os donos da verdade porque, como já afirmamos inúmeras vezes, cada qual a conhecerá à sua maneira. Portanto, quem teve sua experiência com Deus numa determinada congregação, que fique com ela, porem, respeitando as experiências dos outros, pois, só assim, através do “amai-vos”, é que nos tornaremos verdadeiros discípulos do Senhor, mesmo estando em religiões diferentes.
Estamos errados neste conceito acreditamos que não! 
PAZ E LUZ!
Visite-nos: Colégio Abduch – Rua Manoel Fagundes de Souza, 112 (a 300 m. da estação de Trem do Piqueri) CEP 02913-040 / 11-3533.4964 e 11-3991.5983 / WhatsApp 11-98121.6788 e 11-97020.1055 / Temos: Maternal, Jardim, Pré, Balé, Judô, Inglês, Culinária, Artes, Recreação, Natação, Educação Física para o Infantil e Fundamental / Ibraduch@hotmail.com / liliab4@hotmail.com / www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br                  e                 lembre-se: Em cada dia sempre há uma Nova Luz!

Comentários

Postagens mais visitadas