SIMÃO – APÓSTOLO
Conforme os livros de Lucas, Atos e Mateus seu nome significa “o ouvido de Deus” e era conhecido como Simão, o Zelote e como Simão, o Cananeu. É provável que o apelido Zelote aparecesse por pertencer a essa organização cujo partido representava uma tendência mais radical entre os nacionalistas judeus que tinham o objetivo máximo de expulsar os dominadores romanos por meio da revolução armada. Alguns afirmam que essa denominação significa zeloso no que não acreditamos, mesmo porque, esta palavra nos leva ao movimento mencionado já que eles tinham o “zelo” de libertarem-se de Roma. Estudiosos afirmam que Cananeu deriva de Canaã, a terra de Israel e que este apelido pode significar que ele pertencia a seita judaica conhecida como zelotes. Também cremos que era assim chamado para não o confundirem com seu xará Simão Pedro. Algumas tradições o colocam, no inicio do cristianismo, como auxiliador de Judas Tadeu e Felipe no oriente (Egito), de Marcos e Filipe na Síria. Outros afirmam que ele evangelizou no norte da África. Em Mateus 16:13 Jesus pergunta: “Quem diz o povo ser o filho do homem?” e eles responderam: “Uns dizem João Batista (perceba que ele já tinha falecido), outros Elias, e outros Jeremias ou alguns dos profetas (também falecidos), o que comprova a sua crença na reencarnação.
Foi martirizado na Pérsia nos tempos do Imperador Trajano com 120 anos de idade cujas versões divergem dizendo que foi na cruz, ou na fogueira, ou, cortado ao meio, ainda vivo, com um serrote. Distorções nas tradições sempre existirão e sempre existiram. Paula Richard, autora da novela bíblica (TV Record) afirma que para fazer a trama “acontecer”, criou personagens que não existem na Bíblia. Ela diz: “temos vários personagens bíblicos e a maioria é composta de homens, mas que precisa se criar um núcleo ali para contar uma historia. Não dá para colocar aquele monte de homens sem problemas, sem família. Já era difícil porque já são muitos personagens bíblicos, mas não deu outra, a gente teve que “criar”... nós “criamos” histórias para pessoas... outro que não tinha nada sobre ele (nenhuma informação bíblica) era o Simão Zelote, então, “criamos” uma historia bacana para ele. Então, é aquilo, vamos colocar o Simão Zelote como irmão de Barrabás”. Respeitamos a bíblia, agora, o que não tem lá a gente inventa (declarou Paula no dia 17/7 no lançamento da novela Jesus). O alerta para não crer em todos os Espíritos sem antes provar se são de Deus (1 João 4:1) nos confirma que comunicações espirituais existiam (ainda existem) de bandejada e que é nossa responsabilidade separarmos o joio do trigo, além de comprovar que os interesses escusos se infiltram em toda e qualquer instituição religiosa. A união do principio inteligente à matéria, assim como o processo evolutivo desse mesmo principio inteligente até a sua individualização plena, é o que conhecemos como Razão e Inteligência, e é o que nos permite a discussão de idéias para nosso aprendizado. É o que nos dá um roteiro de associações e de discernimento para alcançarmos a plenitude prometida, e, assim, chegarmos cada vez mais perto de Deus, tal qual apóstolos do bem comum, para enxergamos em nosso próximo os irmãos muito amados, mesmo que não nos compreendam.
PAZ E LUZ!
Visite-nos: Colégio Abduch – Rua Manoel Fagundes de Souza, 112 (a 300 m. da estação de Trem do Piqueri) CEP 02913-040 / 11-3533.4964 e 11-3991.5983 / WhatsApp 11-98121.6788 e 11-97020.1055 / Temos: Maternal, Jardim, Pré, Balé, Judô, Inglês, Culinária, Artes, Recreação, Natação, Educação Física para o Infantil e Fundamental / Ibraduch@hotmail.com / liliab4@hotmail.com / www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br e lembre-se: Em cada dia sempre há uma Nova Luz!
Comentários