RESIGNAÇÃO

Co


nformidade, Comodidade ou Compromisso?) 

 

Escutamos varias pessoas afirmarem que o Espiritismo é uma religião conformista. Alguns dizem que já que cultuamos a conformação, somos comodistas e Deus não se alegra com o conformismo e nem com o comodismo. Estas pessoas confundem tudo. Não sabem o que é compromisso cristão. Para eles bastam as palavras de Paulo citadas em Gálatas 2:20 (Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim), cujo exemplo no compromisso cristão é nos permitir que Jesus viva em nós, e todo aquele que é compromissado com esse ideal, tem a resignação porque sabe que o amanhã é outro dia, e que nunca, mas nunca mesmo, está ou estará sozinho na vida. Que sempre terá o apoio necessário desde que não cruze os braços, e assim, compreenderá que os revezes da vida estão ai para fazê-lo progredir. Agora, se entendêssemos que resignar é simplesmente aguardar que as soluções  caiam do céu, ai sim, eles teriam razão de nos chamar de conformistas e acomodados, e assim sendo, é verdade que Deus não se alegra com estas atitudes, mas tal ocorrência não acontece entre nós que sabemos do valor do trabalho que é uma das leis divinas a nos reger a existência. 

O Espiritismo nos ensina a resignação e ao mesmo tempo nos convoca à ação. Ele pede que nos reformemos intimamente, que busquemos nossa melhoria tanto física quanto espiritual, ensina-nos que o trabalho é dadiva divina, e que as dificuldades são pedras de burilamento, não nos incita à preguiça mental e nem física, pois além de nos mandar instruir-nos sempre (“Espíritas amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo”, Assim disse o Espirito de Verdade), ainda nos prova que o corpo é santuário do Espírito e consequentemente o Templo de Deus, trazendo-nos a responsabilidade de mantê-lo saudável. 

O verdadeiro espírita é resignado, mas não inativo. Resignado porque sabe  que tudo tem sua hora certa de acontecer e ativo porque sempre busca esta hora certa; Resignado porque sabe que determinadas coisas não se alteram e ativo porque busca sempre novas alternativas; Resignado porque sabe que toda ação gera uma reação e ativo porque busca nas reações o motivo para suas ações; Resignado porque aprendeu sobre o equilíbrio e ativo porque o usa em suas atitudes e atividades; O espírita é resignado ao mesmo tempo em que tem o compromisso de evoluir fisicamente, moralmente e socialmente; jamais será conformista ou acomodado, ou ocioso e vazio porque sabe que a Lei de Causa e Efeito, ou se preferir, lei de causa e consequência é a diretriz que rege sua vida e que, sem sombra de duvidas, sofrerá as consequências de seus atos. 

Enfim, não se pode confundir comodismo com compromisso, e nem conformismo com resignação. Assim e em qualquer época, todo aquele que tem o Cristo como modelo a ser seguido e o segue, independente da placa religiosa, e ativo na sua fé, poderá dizer que é o Cristo que vive nele. Dante escreveu a “Divina Comédia” onde retrata o inferno cristão, o que, aliás, é uma bela obra, mas, perguntamos: Porque Comédia? Será que ele entendeu que a religiosidade é motivo de risos? Tomara que não porque se não se confirmará que tanto ontem como hoje, ainda deturpamos os ensinamentos do Cristo Jesus.  .   

 

                                                          MUITA PAZ! 

 

BANCA NOVA LUZ! (A Banca do Livro Espírita) / Visite-nos: Av. Itaberaba em frente ao 341, no muro do cemitério da Freguesia do Ó / Fale conosco: 11-97020.1055 / 11-2841.9061 e Ibraduch@hotmail.com / Conheça nossos pensamentoswww.bancanovaluz.blogspot.com.br / Leia notícias jornalísticaswww.saopaulodefato.com.br e Lembre-se: EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ!  


Comentários

Postagens mais visitadas