DEPRESSÃO E OBSESSÃO


“Se experimenta obstáculos na própria sustentação, o seu devotamento ao trabalho lhe conferirá melhoria de competência e a melhoria de competência alteará o nível de compensações e recursos” (André Luiz / Chico Xavier).

Relembrando conversa que tivemos, sentados ao redor de uma fogueira que aquecia nossas almas, de tudo, tiramos este diálogo para nosso aprendizado:
- A depressão é obsessão?
- Não, mas pode levar a isso.
- Podes explicar melhor?
- Com prazer. São vários os fatores do transtorno depressivo: hipotiroidismo, variações hormonais, tumores, humores, ambiente social ou familiar, perdas importantes, enfim, tudo ou quase tudo que mina as energias psíquicas ou físicas trazendo o desequilíbrio emocional.
- Então, a depressão pode ser considerada uma doença?
- Sim! Tudo o que domina o psiquismo do ser pode ser considerado como doença. Aliás, todo vicio deve ser encarado como doença e o estado mórbido não pode fugir à regra.
- Disseste estado mórbido. A tristeza é depressão?
- Não, mas é depressiva quando alimentada constantemente. A tristeza é sintoma que passa rapidamente por si só, apenas, digamos assim, esquecendo-a e a depressão, em muitos casos, necessita da aplicação de medicamentos.
- Então o que dizer dos casos depressivos que tratamos apenas com terapia ocupacional?
- São múltiplas as manifestações dessa doença que depende da intensidade dos seus sintomas, os quais variam desde a tristeza, melancolia, humor deprimido, perda do interesse pelos prazeres da vida, fobias, cansaço sem esforço físico, estresse, e que dependendo da forma de tratamento pode originar a obsessão. A terapia ocupacional, a religião e tudo o que devolve a confiança em si própria pode curar não só esta doença, mas como muitas outras de origem psíquica ou nervosa. É por isso que tiveram sucesso nos tratamentos sem o uso de medicamentos, porém, quando esta terapêutica não der resultado, será necessária a aplicação de tais remédios com receita medica.
-Quer dizer que se no caso de houver necessidade de ministrar remédios é necessário o acompanhamento médico?
- Evidente. Não se pode descuidar, pois todo medicamento é droga inserida no físico que pode afetar repercutindo no Espirito. Em outras palavras, a dosagem, sem acompanhamento medico, pode trazer transtornos físicos e psíquicos favorecendo ainda mais, com essa debilitação, a obsessão, o que pode levar, inclusive, ao óbito do paciente, seja pelas portas do suicídio pensando erroneamente em se livrar do sofrimento, ou pelo excesso de remédios tomados no desespero de obter a cura rapidamente.
- E como a depressão pode se transformar em obsessão?
- Tua pergunta é estranha, pois sabes da manipulação que os obsessores exercem sobre os obsedados, mas, respondo dizendo que o sintoma depressivo traz um pessimismo sobre o futuro e em casos extremos, esta incerteza leva ao suicídio. Sendo a depressão uma doença do Espírito, provinda de sentimentos negativos cultivados automaticamente pela pessoa, pergunto: “O que impede de se atrair Espíritos que, tendo motivos ou não, se comprazem em subjugar aqueles que podem dominar?”
A religião, independente de qual seja ela, mas notadamente a Doutrina Espírita porque já conhece a atuação do mundo espiritual nos encarnados, desenvolve a fé na Espiritualidade, combate o orgulho excessivo, elimina a vaidade perniciosa e a arrogância desmedida entre outros males do ego. Cultivando a humildade, a benevolência, a simplicidade, o perdão e principalmente o amor ao próximo, conseguimos a cicatrização das chagas abertas pela nossa baixa evolução espiritual. É o que nos elevará até o Pai Eterno para nossa felicidade e proteção....           (Pois é! Bons tempos! Agora é com você! Tire suas conclusões e...)
                                                                        MUITA PAZ!
Visite-nos: Banca Nova Luz (Av. Itaberaba +ou- 341-no muro do cemitério - (11) 3533.4964 e 2841.9061)
www.spdefato.com.br                               www.bancanovaluz.blogspot.com.br                                                                              
ibraduch@hotmail.com                             Grato! E lembre-se: Em cada dia sempre há uma nova Luz

Comentários

Postagens mais visitadas