AMADURECIMENTO


Um rito de passagem entre os índios Cherokees para transformar o jovem em adulto responsável consiste no seguinte: O pai leva o filho para a floresta no final da tarde. Venda-lhe os olhos e o deixa sozinho. O filho senta-se e durante toda noite não pode sair do lugar e nem tirar a venda. Também não pode pedir socorro e tampouco contar a experiência para alguém. Se passar a noite toda assim, ao amanhecer será considerado um homem com “H” maiúsculo.
Enquanto estiver ali, sentado e imóvel, com os olhos tapados, é claro que ouvirá os barulhos do silencio. Sua mente trará a sensação da proximidade de animais selvagens e ferozes. Seu instinto detectará as cobras, os insetos peçonhentos, os lagartos e etc., inclusive pessoas as quais imaginará que são seus inimigos. Também sentirá fome, frio, sede, calor, medo... Pois, para ele, tudo será possível.              

Sabemos que o silencio absoluto tanto quanto a escuridão total provocam angustia, tristeza e medo. Isso porque o ambiente está sempre repleto de idéias, pensamentos, formas que se escondem nas sombras, pois o que se pensa e o que se sente refletem-se no espaço preenchendo e atingindo, nos sentimentos e na inteligência, daqueles que originaram tais pensamentos e que se afinam com tal vibração.

No templo de Apolo, em Delfos, havia duas inscrições que perdura até hoje: O “Conheça-se a si mesmo” incentivando a busca do Eu verdadeiro e, o, “Nada em excesso” significando o principio da moderação. Isso porque desde épocas remotas até a atual, aliás, isto a literatura nos mostra e a vida confirma, que uma doença grave, uma perda sentida, uma conversão espiritual, uma crise afetiva, um acidente, um desafio profissional ou mesmo uma terapia podem nos levar a rever profundamente o valor e o sentido de nossa vida que, dependendo de como ou de onde colocamos nosso ponto de vista além de crermos em excesso na nossa maneira de ver, podemos melhorar ou piorar nosso estado físico ou emocional.
O problema não está em sonhar e acreditar, mas na qualidade do sonho e na natureza da crença, porque nossos desejos e metas só se justificam a si próprios e por nós mesmos. Veja que um Aiatolá revolucionário encontrará tudo o que precisa no Alcorão para sua revolução, da mesma maneira que alguns católicos e outros protestantes encontraram na Bíblia motivos para praticar suas inquisições, bem como, a seita japonesa “Verdade Suprema” que tirou do pacifico Budismo a sanção espiritual para atacar com gás venenoso o metrô de Tókio.

Como já dissemos, a mente é poderosa e é através dela que sabemos onde estamos neste momento, mas, também é através dela que abrigamos em nossos Espíritos as esperanças e desesperanças que nos atingem. Se nós pensarmos que somos um ponto microscópico em cima de uma bola, que gira em tornos de outras, formando a galáxia com milhões de bolas que fazem parte de um aglomerado chamado Universo e que ninguém sabe onde começa e onde termina, mas e que mesmo assim, lutamos, sonhamos e amamos, podemos afirmar filosofando e sem medo de errar, que existimos, e que, um dia, nós próprios, no amadurecimento da vida na alma, nos transformaremos em Espíritos Puros.

Bem, voltemos ao rito Cherokee que termina ensinando que após a noite horrível e somente quando o Sol aparece é que a venda é retirada, e, ao removê-la, descobre seu pai sentado ao seu lado, percebendo então, naquele momento, que nunca estivera sozinho, pois o pai passou a noite inteira protegendo o filho.    
Nem precisamos dizer que nossa vida se assemelha ao que contamos, pois, ninguém consegue evoluir sozinho porque, como já afirmamos inúmeras vezes, somos elos que se ligam nesta corrente universal evolutiva. Só assim entenderemos o amadurecimento de cada um nesta escala de vida.                                                                                  
 ]
                             .                                                    MUITA LUZ!  
Visite-nos: Banca Nova Luz (Av. Itaberaba +ou- 341 - no muro do cemitério - (11) 3533.4964 www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br / ibraduch@hotmail.com                                                                                                                Grato! E lembre-se: Em cada dia sempre há uma nova Luz!

Comentários

Postagens mais visitadas