“PERSUASÃO”
Todos nós temos um pouco de persuasão. De um jeito ou de outro tentamos convencer alguém de que estamos com a razão, e, para nos falar sobre este assunto, veio-nos um expositor que adoramos ouvir porque, ele, alem de nos dar a palestra nos faz rir. Com ele a reunião é alegre, divertida e bem instrutiva. Como é um pouco longa, resumiremos o que nos transmitiu, mas não sem antes falar que devemos utilizar de nossa capacidade sempre em prol do bem comum e nunca para aumentar nosso orgulho e vaidade. Ele começou assim: “Daí-me um ponto de apoio fora do mundo e deslocarei o Universo de seu eixo” disse o matemático grego Archimedes sobre a alavanca e persuadiu o povo de que ele estava certo através de seus argumentos matemáticos. Pois bem! Conhecemos 3 formas de persuadir: a da “lógica” pelo raciocínio, a do “exemplo” pelas atitudes e a da “força” através da imposição da vontade e que deixa de ser persuasão para se tornar coação. Como exemplo, na Inglaterra, durante o reinado da Imperatriz Isabel, aproximadamente 800 católicos foram torturados e mortos através da persuasão da inquisição protestante. Em 1562 a barbaridade tomou conta do país, porque foi decretado que os sacerdotes teriam que ser pendurados, decapitados, esquartejados, e em seguida, seus corpos deveriam ser queimados com exceção da cabeça para ser colocada em um poste. Tem-se noticias também que 6 monges e o bispo de Rochester foram condenados à forca como exemplo de imposição e coação. Por assimilação, o movimento se estendeu para as colônias inglesas, como a America do Norte, no fim do século XVII, com o famoso e lendário caso das “Bruxas de Salém”, em Massachussets (EUA), onde várias adolescentes foram mortas, acusadas de se reunirem para invocar espíritos... Moisés, pela persuasão, impôs que a Arca da Aliança representava a presença de Deus. Dentro dela tinha o “Maná” intacto, numa jarra de ouro, representando a “provisão”; a “Vara” de Arão, personificando o “poder”, e, as “Tabuas da Lei” como os “preceitos” a serem seguidos. As laminas de ouro como tampa e os dois querubins, também de ouro e com as asas estendidas, significam a “proteção divina”... Claudius, Castorius, Simphoranius e Nicostratus são 4 escultores e entalhadores que foram mortos por recusarem a entalhar uma imagem para o Imperador Diocleciano que desejava ser adorado como a um deus. De ambos os lados não souberam persuadir e como dizem que a corda sempre arrebenta no lado mais fraco... Na Rússia é comentada a persuasão de Lênin (l870-l924). Dizem que quando ele morreu e que por ser ateu, por acabar com as diferenças de classes sociais e de dedicar sua vida inteira ao comunismo, foi condenado ao inferno. Como era sua índole, revolucionou a situação, organizou passeatas, fez protestos, criou sindicatos e incentivou rebeliões. Em pouco tempo o inferno virou um “inferno” e Satanás, percebendo que perderia o trono e a autoridade, correu desesperadamente para falar com São Pedro:
- Você lembra-se daquele sujeito que fez a revolução Russa? (perguntou Satanás).
– Perfeitamente (respondeu São Pedro), era comunista e odiava a religião.
- Pois é (insiste Satanás). Ele é um bom homem. Mesmo que tenha seus pecados, não merece o inferno, (aqui ele desfiou seus argumentos persuasivos), e completou: Afinal, procurou lutar por um mundo mais justo e, mesmo porque, você também negou o Mestre por 3 vezes. Lembra?
Após refletir um pouco, São Pedro concorda e manda que ele venha para seu lado. Satanás, louco de contentamento por se livrar daquele traste e antevendo ter seu reinado de volta, rapidamente assim o fez. Depois de algum tempo, todo radiante, a curiosidade falou mais alto fazendo-o ir conversar novamente com São Pedro e já perguntando: - Como vão as coisas?
- Bem! -responde São Pedro- e Satanás não se conforma perguntando novamente: - Escuta Pedro, e aquele comunista que mandei para cá? Tem se comportado bem? Nenhuma anarquia por parte dele?
- Pelo contrario (responde São Pedro). Os anjos são mais livres do que nunca, as almas fazem o que desejam, os santos podem entrar e sair sem ora marcada...
- E Deus? (pergunta Satanás interrompendo-o bruscamente) não reclama deste excesso de liberdade?
São Pedro olha-o com certa piedade e lança afirmativamente: - Deus? Camarada. Deus não existe!
. MUITA LUZ!
Visite-nos: Banca Nova Luz (Av. Itaberaba +ou- 341 - no muro do cemitério / (11) 3533.4964 www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br/ibraduch@hotmail.com Grato! E lembre-se: Em cada dia sempre há uma nova Luz!
Comentários