NÓS PERGUNTAMOS
Da história grega tiramos Sólon de Atenas (não faça nada em excesso), Tales de Mileto (conhece a ti mesmo), Pítaco de Mitilene (reconheça a oportunidade), Cleóbulo de Lindos (a moderação é o maior bem), Quilon de Esparta (a segurança traz a ruína), Periandro de Corinto (tenha prudência em tudo) e Bias de Priena (a maioria dos homens são ruins) como os sete sábios que nos deixaram o bom-senso, a sabedoria prática e a criação das leis e nós perguntamos se ainda as utilizamos.
Aliando este legado à mitologia greco-romana chegamos a Prometeu que é aquele que pensa antes de agir e a Epimeteu que é o que age antes de pensar. Afirmamos que ainda hoje existem adeptos deste, isto é, pensam depois da ação, isto quando pensam e nós perguntamos se estamos errados nesta afirmação.
Ainda dentro dos mitos existe a historia de Tifão que é um dragão de cem cabeças. Conta a lenda que ele teria causado enorme dano à humanidade caso Zeus não o tivesse derrotado com seus relâmpagos e o encarcerado no Tártaro. Perguntamos se esta historia não se equipara à mitologia cristã do anjo decaído.
Continuando na mitologia encontramos a historia de Polux, filho da união entre Zeus e Leda e que foi levado por seu pai à morada dos deuses, mas, conta-se que ele recusou-se a aceitar a imortalidade enquanto seu irmão mortal, Castor, permanecesse no submundo dos mortos. A solução encontrada por Zeus foi permitir a cada um deles passar dias alternados na companhia dos deuses. Perguntamos se este “vai e vem” não corresponde ao intercambio espiritual.
Na corrida da vida, tanto faz ser o leão ou o veado porque o veado tem que correr mais do que o leão para não ser pego e o leão tem de correr mais do que o veado para pegá-lo. Perguntamos se não é nesta corrida que acontece a evolução das espécies, inclusive a nossa.
Em nossa passagem por um local, vimos algumas meninas se banhando nuas no rio e um homem a olhá-las. Elas o perceberam e o alertaram que não sairiam dali enquanto ele continuasse a espiá-las e ele respondeu que não as estava espiando, mas que estava ali para alimentar os jacarés. Perguntamos se a criatividade faz a diferença para alcançar o objetivo.
Aos que não acreditam na reencarnação, perguntamos como agiria a criatura no físico tendo a certeza do que a espera no mundo espiritual, e, como agiria neste mundo aquele que tem a certeza de que amigos, parentes e espíritos afins o esperam no outro lado da vida, e também perguntamos como agiria aquele que sabe que a vida espiritual é quase um prolongamento da vida material, dependendo apenas da sua evolução moral.
Conhecemos a historia de um líder religioso, exímio pregador das redondezas e grande sábio inspirado por Deus, o qual sempre afirmava que “nada pior do que tentar repetir o comportamento dos grandes se você não tiver a mesma disposição para agir que eles tiveram”. Quando este líder morreu, seu filho assumiu seu lugar e os fieis preocupados e querendo dar apoio moral ao novato, incentivaram-no a dar continuidade ao trabalho de seu genitor. Uma delas lembrou-o da afirmação do seu pai e pediu para que ele seguisse seu próprio caminho e que jamais deveria tentar ser igual ao seu antecessor. O jovem, após uma pausa curta disse-lhe: - “Ao contrario! Eu sou exatamente como meu pai. Ele nunca tentou me imitar e eu, por causa disso, jamais tentarei imitá-lo”. Foi quando todos tiveram a certeza de que teriam um excelente líder à frente da comunidade. Pois bem, perguntamos se todos os apaixonados pela idéia elevada, mesmo que não sejam os idealizadores do ideal, servem de senha para a imitação? Mesmo que muitos se acreditam “chamados”, mas que poucos se fazem “escolher”?
. MUITA LUZ!
Visite-nos: Banca Nova Luz (Av. Itaberaba +ou- 341 - no muro do cemitério / (11) 3533.4964 www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br/ibraduch@hotmail.com Grato! E lembre-se: Em cada dia sempre há uma nova Luz!
Comentários