PARA SER ESPECIAL

    


O livro do Genesis conta dois relatos da criação do primeiro homem: “Deus criou o homem macho e fêmea, à Sua própria imagem” (se deus criou o homem macho e fêmea e à sua própria imagem, deduzimos que este deus bíblico era macho e fêmea em sua constituição e perguntamos: hermafrodita?), e do outro: “Formou Adão do pó da terra e soprou nele o fôlego da vida”, e para completar, deu-lhe uma companheira tirada de sua costela para que ele não ficasse sozinho no mundo, representando taxativamente que o ser humano foi criado, independente de qual citação for a correta (acreditamos que nenhuma, pois não cremos no criacionismo e sim no evolucionismo) para viver em compartilha, isto é, em sociedade.
De lá para cá a filosofia vem trazendo assuntos para se pensar nesta convivência: “Ser especial é quando sair do convívio deixar saudades e quando entrar, não desejarem que a gente saia”, mas, a ignorância humana, através do orgulho e da vaidade, do interesse mesquinho na busca da gloria profana e do poder temporal, faz com que se percam nos labirintos da vida mundana. Duarte Pacheco Pereira, consultor técnico da negociação do Tratado de Tordesilhas, foi o primeiro navegador a visitar o Brasil, em 1498, pelo Oceano Atlântico, não entrou para a história porque, Portugal e Espanha, não queriam dar informações aos concorrentes da época.    
E a filosofia, continuando a nos ensinar, diz que: “Ser especial  é ser alguém na vida de quem é alguém para você” e mesmo assim, ignorando tal ensinamento, a OMS (Organização Mundial da Saúde) informa que entre 2010 e 2014, 56 milhões de pessoas no mundo se suicidaram sendo um homem para cada cinco mulheres. Isto sem falar que a pratica de abortos clandestinos bateu na marca de 22 milhões e 34 milhões nos legalizados. No Brasil, pais que se diz cristão, foram feitos mais de 500 mil em 2015, sendo que foi a causa mortis de mais de 47 mil mulheres por ano no mundo.
Indo para a parte religiosa, diremos que quando se fala em inquisição, vem à nossa mente a Igreja Católica, mas que na verdade a grande maioria desconhece a Inquisição Protestante iniciada em 1530. As Igrejas Evangélicas, através de Lutero que mudou o teor de seu discurso e posição, declarou guerra a tudo e a todos que era contra seu dogma, o que incluía também os hereges. Sendo assim, em 1530, nomeou o astrólogo e astrônomo Fillipp Melanchthon como presidente da inquisição iniciada com sede na Saxônia - Alemanha. A partir daí, o movimento foi atuante em toda a Europa e marcou a historia da Igreja Evangélica Protestante por tamanha crueldade e terror durante a caça herética (não ortodoxa). O ultimo registro que faz menção à estas crueldades é datado de 1863 quando um homem foi linchado em praça publica por ser considerado praticante de bruxaria.
De acordo com o pensamento cristão de que se deve perdoar a ofensa setenta vezes sete vezes, isto é, indefinidamente, e de uma lenda árabe que ensina que a agressão a nós manifestada deve ser escrita na areia para o vento do esquecimento e do perdão apagá-la, e que toda benfeitoria á nós dirigida deve ser gravada  na pedra para que nenhum vento a apague, e, conforme o preceito de que o exemplo convence mais do que palavras, tiramos do livro ”Obra Aberta” do monge Thomas Merton a afirmação de que ”o verdadeiro apostolo não se preocupa em pregar uma doutrina, liderar um movimento, recrutar pessoas para uma organização. Ele apenas fala de Deus e o resto vem por acréscimo. O apostolo não tem ambições de converter ninguém, não usa formulas já gastas, não tenta vender o que não tem preço, não se glorifica e não se desculpa. Ele prega apenas por amor. Esta é sua forma de expandir o êxtase que sente na presença do Cristo. O apostolo verdadeiro possui uma fé tão profunda que mesmo que ninguém nele acredite, ele continuaria pregando”.

Enquanto cristãos matavam seus dissidentes, a filosofia continuava nos ensinando que para ser especial, é necessário chegar com simpatia, alegria e sincera amizade, demonstrando em suas palavras e atitudes que a religião que o Cristo nos legou chama-se, simplesmente Amor por que, o Amor a Deus se manifesta no amor ao próximo.
                                                                          MUITA LUZ!
Visite-nos: Banca Nova Luz (Av. Itaberaba +ou- 341 - no muro do cemitério / (11) 3533.4964 www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br/ibraduch@hotmail.com                                                                                                                Grato! E lembre-se: Em cada dia sempre há uma nova  Luz!







Comentários

Postagens mais visitadas