COPYCAT
(Influencias no comportamento humano)
Escolhemos este título por ser a abreviatura, em inglês, de “copiando gatos” porque no reino animal os gatos copiam as mães, os macacos imitam-se uns aos outros. Entre os demais animais também se dá o mesmo, e, acreditamos que entre os humanos não é diferente.
Quando você convive com alguém que gesticula quando fala, sem que perceba, em pouco tempo, você também estará gesticulando. De igual forma, quando se permanece muito tempo com pessoas que tem cacoetes e se você não se policiar, pegará os trejeitos daquele com o qual você conviveu. Isso em todas as áreas de convivência.
Para melhor entender o que e o porquê acontece este fenômeno, chamamos este efeito de “macaco imitador”, pois, como viemos do ramo animal simiesco, trazemos ainda em nosso interior, atavicamente falando, o instinto da imitação, prevalecendo ou nossa animalidade ou nossa superioridade espiritual, dependendo do nosso estado evolutivo.
As pessoas vulneráveis às influencias são aquelas em que a modelagem psíquica dos bullyngs, dos games, dos filmes, das reportagens e etc. despertam distúrbios psicológicos como esquizofrenias, estresses, depressões, ou, pela dependência física, química e emocional. Para estes, o ato em si de copiar as tendências, inclusive assassinas, justificam suas atitudes para si próprios. As razões que os levam ao extremo podem estar mescladas com os distúrbios já mencionados mais alguns valores íntimos como se fossem verdades profundas enraizadas no íntimo do “doente” espiritual.
Como mídia é todo canal de transmissão por meio impresso, eletrônico e digital, ou seja, meio de comunicação em massa, ela influencia e muito a mente enferma de psicose, que é a perda do contato com a realidade causando, inclusive, delírios, e da neurose, que são os conflitos psíquicos causados por efeitos de drogas, do medo, de separações amorosas, de frustrações ou de síncope financeira e etc. Abaixo damos alguns exemplos ocorridos:
Kurt Kobain, do conjunto de rock Nirvana, se suicidou em 1994; de 2007 a 2009, o pequeno condado de Bridgens com 130 mil habitantes, no País de Gales, vivenciou a epidemia de 25 mortes suicidas, acredita-se que influenciadas pelo romance “Os Sofrimentos Do Jovem Werther”, de Goethe, editado em 1774; o massacre de Colombine Hight School, em 1999, comoveu o mundo; em 2012, nos EUA (Colorado), um atirador entrou na pré-estreia do filme “Batman, O Cavaleiro Das Trevas” e atirou no público; Logo em seguida a esta tragédia, outra ocorreu em uma igreja onde o atirador estava fantasiado de Coringa.
No Brasil em 2002 tivemos o caso Suzane Von Richtofen, em 2004 o de Gil Rugai, em 2013 o dos Pesseghini e em 2014, no período de três meses, vinte tentativas de linchamentos entre outros fatos que não valem a pena relatar para não nos alongarmos no assunto a não ser mencionar o fatídico “Jogo da Morte (The Choking Game)” e o famoso “Baleia Azul” que influenciaram muitos de nossos jovens.
Se partindo da causa deduz-se o efeito, indubitavelmente, partindo do fenômeno chega-se à causa dando-nos a certeza dos cuidados que devemos ter em relação a nossos pensamentos e da responsabilidade com nossos filhos, ficando aqui o nosso alerta para que não caiamos em tentação e sucumbirmos ao nosso instinto animal o qual, venceremos se verdadeiramente nos espiritualizarmos.
PAZ E LUZ!
Visite-nos: Colégio Abduch – Rua Manuel Fagundes de Souza 112 (a 300 m. da estação de Trem do Piqueri) – CEP 02913-040 / 11-3533.4964 e 11-3991.5983 / Whatsapp 11-9.8121.6788 / Temos: Maternal, jardim, Pré, balé, judô, inglês, culinária, artes, recreação, natação, educação física no infantil e no fundamental / ibraduch@hotmail.com / Liliab4@hotmai.com / www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br/ Lembre-se: Em cada dia sempre há uma Nova Luz
Comentários