PEDRO – APÓSTOLO
Muitos teólogos referem-se a Pedro como “o príncipe dos apóstolos”. Ele era um homem simples, rude e de pouca instrução. Pescador e morador em Cafarnaum, na Galileia, cidade banhada pelo lago de Genesaré, também chamado de Mar da Galileia. Era sócio de seu irmão André no barco de pesca e na casa onde moravam. João conta que, como aquela região era muito quente, Simão tinha o habito de pescar completamente nu e quando aportava, vestia uma espécie de calção e uma túnica.
Pedro foi, ao lado de Tiago, o líder mais influente da igreja primitiva, que, naquela época, era conhecida como “casa do caminho”. Suas atitudes descritas nos Evangelhos levam a crer que ele era um homem impulsivo e contraditório, cheio de sentimentos fortes, que falava sem pensar e que ia, subitamente, de um extremo a outro, mas que combinava coragem e covardia de uma maneira inexplicável. Um flagrante da personalidade possessiva dele está ilustrado num apócrifo, o Pistis Sophia, importante texto gnóstico que deixa claro o antagonismo entre ele e Maria Madalena. O texto cita-o reclamando com o Mestre das intervenções dela em suas conversas: “Meu Senhor, nós não podemos agüentar esta mulher, pois ela tira nossa oportunidade e não deixa nenhum de nós falarmos, tendo ela falado várias vezes”. O texto traz também a replica de Madalena que diz a Jesus que tem medo de Pedro: ”Meu Senhor, minha mente está sempre pronta para todo momento adiantar-me e apresentar a interpretação do que Pistis Sophia proferiu, mas, tenho medo de Pedro porque ele ameaçou-me e porque odeia o nosso sexo.” Ele foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado a Roma durante o reinado de Nero. Ao ser informado da sentença, consta que ele se sentiu honrado em sofrer pelo Cristo, mas que, no entanto, não se considerando digno de morrer como seu Mestre, pediu para ser crucificado de “ponta-cabeça”, provavelmente no ano 64 ou 65 d.C. Algumas fontes sustentam que sua mulher teria sido atirada às ferasno Coliseu no mesmo dia de sua crucificação.Seu nascimento foi em Betsaida (casa de pesca em hebraico) e seu falecimento em 13 de outubro de 64. Acreditamos que seu começo verdadeiro para o Evangelho se deu após a sua negação prevista pelo Cristo e pela materialização do Jesus Amado, o que completou sua crença. Seu nome original era Simão (aquele que ouve) e Jesus muda para Cefas, que em aramaico significa pedra ou rocha, e que em latim seria Petrus. Em Atos 10:18 o temos como Simão Pedro e atualmente, Pedro.
Sabemos que “diocese” é o mesmo que administração em grego e que basílica vem de “basileos”, também em grego e que significa “rei” e que Tiago, João e Pedro foram citados por Paulo como “colunas da comunidade” para formar o “Colégio Apostólico”. Continuando nossa reflexão, também sabemos que, na tradição católica, Pedro tem a primazia do Liceu Pontifício, tornando-se o primeiro Bispo, ou seja, o primeiro Papa.Este trio,devido à sensibilidade mediúnica, formavam o circulo de pessoas com as missões especiais de organizarem os atendimentos aos que continuaram procurando amparo físico e espiritual, só que, Tiago, apesar da percepção que possuía, tinha suas desavenças com o grupo, pois pendia para a mistura dos ensinos crísticos com os pensamentos do judaísmo da época. Hoje não vemos muitas mudanças nas religiões que se dizem cristãs e que desejam prevalecer menosprezando outras. Talvez esteja ai a resposta para a existência de mais de “mil” denominações de igrejas que estudam os mesmos Evangelhos, mas que os entendem diferentemente das outras.
Estamos errados nesta afirmação? Acreditamos que não!
PAZ E LUZ!
Visite-nos: Colégio Abduch – Rua Manoel Fagundes de Souza, 112 (a 300 m. da estação de Trem do Piqueri) CEP 02913-040 / 11-3533.4964 e 11-3991.5983 / WhatsApp 11-98121.6788 e 11-97020.1055 / Temos: Maternal, Jardim, Pré, Balé, Judô, Inglês, Culinária, Artes, Recreação, Natação, Educação Física para o Infantil e Fundamental / Ibraduch@hotmail.com / liliab4@hotmail.com / www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br e lembre-se: Em cada dia sempre há uma Nova Luz!
Comentários