FRATERNIDADE


 

-Ouviste o que foi dito aos antigos: “Não matarás; e quem matar será submetido a réu de juízo”. Eu, porém, digo-vos:- Todo aquele que se irar contra o seu irmão será submetido a juízo. E quem chamar ao seu irmão “raca” (vil ou desprezível) será submetido ao sinédrio; E quem lhe chamar “doido” será submetido ao fogo da geena... Portanto, se, ao apresentares a tua oferenda ao altar, aí te reconheceres que teu irmão tem algo contra ti, deixa ai a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão, depois vem e apresenta tua oferenda... Ouviste o que foi dito:- “Olho por olho e dente por dente.” Eu, porém vos digo que resistais à malvadeza e quem te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e a quem quiser citar-te em juízo para te tirar a túnica, deixa-lhe também o manto; e se alguém te obrigar para andar uma milha, vá com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem te pede emprestado.  Ouviste o que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás teu inimigo”. Eu, porém, digo-vos:- Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para serdes filhos de vosso Pai que está nos Céus, o qual faz nascer o seu Sol sobre maus e bons, e chover sobre justos e injustos; porque, se amais os que vos amam, que recompensa terá disso? Porventura não fazem o mesmo também os publicanos? E se saudais só os vossos amigos, que fazeis nisso de extraordinário?  Acaso não fazem o mesmo também os gentios? Sede, pois, perfeitos como é perfeito vosso Pai celeste (Mateus 5:21-24; 34-38). Mas, eu digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, orai pelos que vos caluniam (...) sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso (Lucas 6:27-28; 32-36). 

 

Jesus disse que não veio para mudar as leis, então deduzimos que tudo o que ele mudou não pertencia à lei verdadeira e divina. Neste caso inclui-se os dez mandamentos  que foram resumidos num só: “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”. A Lei moral é divina e eterna, imutável como o próprio Deus; Perfeita e igual para todos. Está inscrita em nossa consciência e é revelada em todos os tempos de acordo com a capacidade de compreensão dos homens e da época em que é anunciada. Se nos for permitido, numa outra oportunidade falaremos sobre elas que se referem à adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, justiça (amor e caridade) e perfeição moral.  

Através do “eu porem vos digo” ensinou-nos a misericórdia sem distinção de raça ou credo, e, o amor verdadeiro que não vê a cor da pele ou a religião que professa. Esse Amor é a estampa dos ensinos divinos. No “porventura  não fazem isso os publicanos e os gentios” ensina que já naquela época se fazia distinção. Por outro lado, é fácil amar somente os que nos interessam. Difícil é amar os inimigos, oferecer a outra face, ser realmente cristão ao pé da letra. Jesus não quis dizer que devemos nos ater ao servilismo ou sermos bobos-da-corte, otários ou mesmo vaquinhas de presépio. Simplesmente devemos pagar o mal com o bem, mas não com o bem interesseiro, aquele que visa algo em troca, ou o bem vaidoso e egoísta, mas o bem emanado do amor.     

 

É! Estamos longe deste estágio. Ainda necessitamos do inferno, do limbo, do purgatório e do paraíso como meios de etapas evolutivas para se atingir tal plenitude e é por isso que, tanto ontem como hoje, repetimos, existe nas religiões, religiosos que olham os dissidentes com olhos de desprezo, arrogância, prepotência e até com pena, pois se acham os verdadeiros crentes e únicos salvos e que, os outros, estão perdidos no mundo, pondo desta forma, a fraternidade ensinada por Jesus, em baixo do tapete, esquecendo-se que o aprender traz o saber, e este, o conhecimento. 

 

                                                                          

 

                                                                    MUITA PAZ!  

 

BANCA NOVA LUZ! (A Banca do Livro Espírita) / Visite-nos: Av. Itaberaba em frente ao 341, no muro do cemitério da Freguesia do Ó / Fale conosco: 11-97020.1055 / 11-2841.9061 e Ibraduch@hotmail.com / Conheça nossos pensamentoswww.bancanovaluz.blogspot.com.br / Leia notícias jornalísticaswww.saopaulodefato.com.br e Lembre-se: EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ!  


Comentários

Postagens mais visitadas