AI DE NÓS


 

Mas, ai de vós que sois ricos, porque tendes a vossa consolação; Ai de vós que estais fartos, porque vireis a ter fome; ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis (Lucas 6:24-25). Que aproveita ao homem lucrar todo o mundo se vier a perder-se com dano de si próprio? (Lucas 9:2-25). Felizes vós pobres, porque o reino dos céus vos pertence. (Lucas 6:20). 

Se você prestar atenção nestes ensinamentos perceberá a Lei de Ação e Reação nas palavras do Cristo. Deixemos este assunto para outro dia e continuemos com nossa reflexão sobre o ai de nós: Na fartura, na riqueza, na alegria dificilmente nos lembramos de Deus, pois já se tem a consolação e isso é fato! É por isso que Jesus afirma que o reino é dos pobres, pois é na pobreza, na aflição, na doença, nos revezes da vida que mais nos aproximamos de Deus. Além de estar visível a Lei do Retorno como já afirmamos acima, devemos entender que Jesus não quer, ou melhor, não ensina que devemos jogar fora o que temos para nos tornar pobres para atingirmos a meta da perfeição e assim alcançarmos o reino dos Céus. Ao contrario, sem o objetivo de buscarmos melhor comodidade e conforto, de bens materiais, de riquezas, de felicidades, não haveria o progresso físico e nem a evolução espiritual. Sendo tudo na medida certa, tudo contribui para que possamos alcançar o reino do Pai Eterno. Que mal há em um industrial que gera empregos, que se preocupa com seus funcionários pagando um salario justo e dando garantias para que eles possam sustentar suas famílias de um modo digno? Quanto mais filiais ou empresas, mais pessoas estarão abrigadas e buscando também o seu melhor estar. Não é mesmo? Então, o que Jesus quis dizer com o ai de vós ricos, os fartos e os felizes? O “é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no céu” é porque o rico se apega ao que ele tem e desse modo, é difícil largar ao que se está agarrado. Este é o motivo de Jesus falar estas palavras. Também devemos entender a palavra “camelo” como cabo ou corda de grande espessura porque no Aramaico falado por Jesus uma palavra poderia ter vários significados, como a palavra manga no nosso Português que pode nos apresentar vários sentidos.  

Nada nos impede de buscarmos os bens materiais. A ganancia, o orgulho, a vaidade, tudo bem dosado, é alavanca para o aperfeiçoamento. O que acontece é que exageramos nestas coisas. Apegamo-nos a determinados fatores cujo ato impede de alçarmos voo até os céus. Essa é a verdade. A pobreza, a miséria, a tristeza não fazem parte do plano da vida que Deus nos dá. Ele não deseja que vivamos desta maneira, pois suas Leis só querem o nosso bem. E é em suas Leis que estão contidos a Ação e Consequência, o famoso carma dos indianos e enfim, é através destas leis que choraremos ou nos fartaremos e por ai em diante. E tem mais, as consequências não pertencem à punição, mas à correção, pois não é punindo que se incentiva a melhorar. Corrigindo sim, pois o Ser não se revolta  já que entende o motivo de tais acontecimentos e procura não errar mais. Na punição a revolta pode aparecer e fazer com que o individuo se atole mais ainda em sua imperfeição. O que vemos no mundo é que os ambiciosos, gananciosos, avarentos ao extremo, sofrem mais do que qualquer outro e são invejados por muitos. Nós queremos ser igual a eles e lamentamos em não ter o que eles têm, e assim, tanto ontem como hoje, o ser humano pisa nas pegadas da lamentação e do erro. Ai de nós que não percebemos este circulo vicioso. A vida nos ensina sabedoria. Aquele que sabe viver aprende e aproveita o que aprendeu e aquele que põe em pratica o aprendizado sai deste ciclo degradante e isto é caso para se pensar. 

 

                                                                    MUITA PAZ!  

BANCA NOVA LUZ! (A Banca do Livro Espírita) / Visite-nos: Av. Itaberaba em frente ao 341, no muro do cemitério da Freguesia do Ó / Fale conosco: 11-97020.1055 / 11-2841.9061 e Ibraduch@hotmail.com / Conheça nossos pensamentoswww.bancanovaluz.blogspot.com.br / Leia notícias jornalísticaswww.saopaulodefato.com.br e Lembre-se: EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ!  


Comentários

Postagens mais visitadas