NOVO NASCIMENTO
Respondeu-lhes Jesus: “Em verdade, em verdade te digo: ninguém, se não nascer de novo, pode ver o reino de Deus” (João 3:3).
Alguns pegam este versículo para ensinar sobre a reencarnação. Outros ensinam que o significado do renascer é que o homem velho deve tornar-se novo intimamente através da renovação pela palavra de Deus. Quem está certo? Com quem está a razão? Isso não é o mesmo que pegar um copo com agua pela metade e perguntar se ele está meio cheio ou meio vazio?
Polêmicas à parte, os dois estão certos. No sentido exato o nascer de novo significa o nascer depois de morrer, o renascer é no simbólico (Jesus ensinou tudo de um modo simbólico através das parábolas) todo aquele que se renova, se transforma, literalmente nasce de novo. Mas, o que importa se Ele se referiu à reencarnação ou à renovação? A grande verdade é que todos nós precisamos tanto de um como de outro para ver o reino de Deus. Bem, respeitemos os que não acreditam na reencarnação, pois se ela for verdadeira, realmente não deixará de existir, queiramos ou não, acreditemos nela ou não.
O fato é que vivemos uma vida corrida, sem tempo de pararmos para pensar no rumo que estamos dando a ela e, como consequência nos irritamos no transito, com o motorista do ônibus, com o cobrador ou com alguns passageiros, com nosso vizinho, no trabalho, em casa, com os amigos e por ai vai. Também buscamos os prazeres do mundo sem medir as relutâncias que o mundo nos reserva, mas, o que fazer? Estamos no mundo e somos humanos, não é mesmo?
Cobiçamos as coisas alheias; mentimos por vaidade, por maldade e por prazer; menosprezamos os menos esclarecidos e os menos afortunados; buscamos altos postos e grandes títulos sem nos preocuparmos com nossa honestidade; somos fanaticamente ambiciosos e orgulhosos; zombamos da vida, de tudo e de todos; somos péssimos patrões e empregados mal agradecidos; somos prostitutos e sensuais; escandalosamente avaros, egoístas, interesseiros e maus, mas, e dai? Os sãos não precisam de medico. Foi para nós que o Cristo veio. Para nos sarar de nossas imperfeições. Para nos mostrar que nossa vida terrena ruim, nossos vícios e nossa maldade tem cura.
A nossa desculpa é que a carne é fraca, mas se ela for fraca é porque o Espirito também o é. O que é o corpo sem o Espírito? E é nesse sentido que precisamos nos reformar intimamente. Em verdade, nosso intimo precisa desta reforma urgentemente.
Nosso Espirito não foi criado imperfeito, pois Deus não o criaria dessa forma já que a Perfeição Absoluta não pode criar algo que também não seja perfeito. Nós é que o transformamos no que ai está. Perguntamos se perseverança não seria outro nome da Fé porque por sorte temos a chance de melhorarmos, de evoluirmos, de eliminar o homem velho e transformá-lo em homem novo.
Enquanto isto não acontece, tanto ontem como hoje, temos a necessidade de nascer de novo, de um jeito ou de outro.
MUITA PAZ!
BANCA NOVA LUZ! (A Banca do Livro Espírita) / Visite-nos: Av. Itaberaba em frente ao 341, no muro do cemitério da Freguesia do Ó / Fale conosco: 11-97020.1055 / 11-2841.9061 e Ibraduch@hotmail.com / Conheça nossos pensamentos: www.bancanovaluz.blogspot.com.br / Leia notícias jornalísticas: www.saopaulodefato.com.br e Lembre-se: EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ!
Venha conhecer nossa feirinha permanente de livros ao preço único de R$ 9,90 cada!
Comentários