A TENTAÇÃO DO SINAL
E logo entrou no barco com os discípulos e passou à região de Dalmanuta. Então vieram os fariseus e começaram a discutir com ele, pedindo-lhe, para o tentarem, um sinal do céu. Ele suspirando do fundo do peito, disse: “Porque é que esta geração pede um sinal? Em verdade vos digo, que a esta geração não se dará nenhum sinal” e deixando-os embarcou outra vez e foi para a margem (Marcos 8:10-13). Replicaram-lhe então alguns escribas e fariseus dizendo: “Mestre, queríamos ver-te fazer um prodígio”. Ele respondeu-lhes: “uma geração má e adultera pede um prodígio, nenhum prodígio, porém, lhe será dado ver” (Mateus 12:38-40).
Os cegos recuperam a visão; os coxos caminham; os leprosos ficam limpos; os surdos ouvem; os mortos ressuscitam (Lucas 7:22) e ainda pedem um sinal, um prodígio, um milagre. Jesus chama-os de geração má e adultera, pois acreditam naquilo que querem acreditar. Naquilo que não fere seus interesses. O que adiante dizerem-se religiosos se a sua religiosidade é dependente dos bens materiais? Pedem um sinal. Quantos nós vimos nos centros mediunistas pedirem um sinal? Como se os Espíritos estivessem ao dispor das pessoas da maneira como eles quisessem que estivessem? Como se a própria vida não lhes dessem sinais de que há algo mais do que somente matéria? Como se a religião precisasse de sinais para provar que ela é verdadeira? E onde ficam os frutos das obras? Não são suficientes para mostrar a que vieram? Esperam eles algo de efeito físico que lhes provem que o atendimento foi bom?
Ó! (exclamam) fulano é bom mesmo, ele acertou tudo na minha vida sem eu falar nada; consegui isso e aquilo com fulana; tudo que sicrano fez deu certo; consegui milagres naquela igreja, como se trovoes, coriscos, raios, ventanias, tempestades, terremotos e outras manifestações fora do comum pudessem acontecer “do nada” para a necessidade de comprovar o poder de Deus.
Os sinais e prodígios acontecem naturalmente em qualquer agremiação religiosa onda há verdadeiramente a louvação e o agradecimento a Deus. Não é preciso pedir, pois aquele que pede é porque tem duvidas e a duvida nasce das discordâncias de ideias, e se analisarmos mais friamente, Jesus não fez nenhum milagre. “faça-se como crês; grande é a tua fé; tua fé te curou; tua fé te salvou” são palavras dele quando aconteciam os prodígios, tanto é que quando Ele foi para sua terra natal, não pode operar milagres devido à pouca fé que encontrou. Por outro lado, Deus é discreto. Não precisa de alardes ou sinais, milagres e prodígios barulhentos para provar que Ele é Deus e que nos ama e cuida como um Pai cheio de Amor. Nós é que temos de acreditar nisto e sem questionamentos, já que temos a certeza de que, na medida certa, os milagres acontecerão em nossa vida.
Sabemos que não se consegue a paz sem luta intima e muitos fracassam nos embates consigo mesmos. Talvez por isso, na época atual, vemos lideres prometerem e promoverem maravilhas com hora marcada, como se Deus estivesse à disposição subalterna deles. E o pior é que alguns até vendem os ditos milagres e quando não conseguem fazê-los acontecerem usam as palavras de Jesus: “gente (homens) de pouca fé”. Não assumem suas insignificâncias, suas pequenezes diante das Leis Divinas, sua impotências diante daquilo que não podem fazer já que as Leis são imutáveis e jogam a culpa nos ombros da fé daqueles que os procuram e mesmo nos ombros de Deus ou do Diabo.
Buscam sinais e prodígios de uma maneira tão absurda que, tanto ontem como hoje, tentam a Deus através de exigências e desafios para eles mesmos acreditarem no que fazem.
MUITA PAZ!
BANCA NOVA LUZ! (A Banca do Livro Espírita) / Visite-nos: Av. Itaberaba em frente ao 341, no muro do cemitério da Freguesia do Ó / Fale conosco: 11-97020.1055 / 11-2841.9061 e Ibraduch@hotmail.com / Conheça nossos pensamentos: www.bancanovaluz.blogspot.com.br / Leia notícias jornalísticas: www.saopaulodefato.com.br e Lembre-se: EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ!
Venha conhecer nossa feirinha permanente de livros ao preço único de R$ 9,90 cada!
Comentários