NOSSA CASA
Entrando em Jericó, atravessava-a e eis que apareceu um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e era rico. Procurava ele ver Jesus, mas não conseguia devido à multidão por ser ele de baixa estatura. Correu, então, à frente, subiu a um sicômoro (figueira) para o ver, porque devia passar por ali. Tendo chegado naquele lugar, Jesus olhou para cima e disse-lhe: “Zaqueu desce depressa porque hoje devo ficar em tua casa”. Ele desceu rapidamente e o acolheu com alegria. Ao verem isso, todos murmuravam dizendo que ele tinha ido se hospedar na casa de um pecador... Hoje a salvação veio a esta casa... O filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido (Lucas 19:1—10).
Somos “baixinhos” espiritualmente e precisamos “subir” para ver Jesus, e nisto todas as igrejas cristãs concordam. E, agora, não sabemos se todas concordariam conosco, mas, temos que descer para Jesus entrar em nossa casa. A subida só nos permite vê-Lo, enquanto a descida a que nos referimos nos aproxima Dele a ponto de cearmos juntos. Mas que descida é esta que estamos enaltecendo? Explicamos: quantos que estão no mais “baixo” e precisando de ajuda? Isso! Agora você entendeu. Precisamos descer do nosso orgulho, da nossa vaidade e da nossa prepotência para ajudarmos aqueles que estão “abaixo de nós” (É entre aspas mesmo), tanto vibratoriamente quanto socialmente e tanto moralmente quanto fisicamente, da mesma maneira que Jesus “desceu” para salvar o que estava perdido.
Não que nós estejamos no mais alto patamar evolutivo, mas, da mesma maneira que acima de nós estão os mais evoluídos e que descem para nos amparar, auxiliar e nos motivar a subir e nos guiar para chegarmos cada vez mais perto deles, existe os que estão “abaixo de nós” (novamente entre aspas mesmo), e que consequentemente, precisamos ajuda-los a subirem e isto em todos os sentidos.
Parece insensatez? Não achamos porque é o que nós entendemos nesta historia: Zaqueu “subiu” para ver Jesus. Atendeu o chamado e “desceu” para estar com Ele e nós só queremos subir, esquecendo-nos de que “lá em baixo” está cheio de necessitados de auxilio, de amor, ou apenas de amizade.
Uma palavra amiga, um ombro amigo, um sorriso, uma cordialidade, um abraço, um chorar juntos, um caminhar juntos nos fará descer para subirmos cada vez mais e sempre em companhia dos seres celestes. E tem outro lado também, que nos parece passou despercebido: Jericó significa a perfumada e Zaqueu, o puro. O que entendemos por isso? Simples: através da pureza que alcançarmos nas nossas “decidas”, sentiremos o perfume da felicidade de estarmos ao lado de Jesus.
Soa infantil? Tudo bem, mas, foi o próprio Cristo que disse que se não nos tornarmos iguais a crianças não entraremos no reino do Céu, e isto não significa que devemos descer do nosso pedantismo de adultos evoluídos? Pois então?
Tanto ontem como hoje, a preocupação de subir em todos os sentidos, faz com que nos esqueçamos de que Jesus se encontra lá embaixo, junto com os perdidos para salvá-los!.
MUITA PAZ!
BANCA NOVA LUZ! (A Banca do Livro Espírita) / Visite-nos: Av. Itaberaba em frente ao número 341, no muro do cemitério da Freguesia do Ó / Fale conosco: 11-97020.1055 / 11-2841.9061 e Ibraduch@hotmail.com / Conheça nossos pensamentos: www.bancanovaluz.blogspot.com.br / Leia notícias jornalísticas: www.saopaulodefato.com.br e Lembre-se: EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ!
Venha conhecer nossa feirinha permanente de livros ao preço único de R$ 9,90 cada!
Comentários