A IMPORTANCIA DA PONTUAÇÃO
Quando afirmamos que houve alterações nos Evangelhos é porque nos baseamos no interesse humano e nas inúmeras traduções que foram feitas deste livro maravilhoso. Sabemos que uma vírgula altera o sentido da frase e é evidente que cada tradutor traduziu conforme seu entendimento e até mesmo com a ânsia de enaltecer sua crença. Como exemplo, lemos nos livros Testemunhas de Jeová a inclusão, com a desculpa de atualização do texto, a designação da palavra médium no sentido demoníaco, sendo que o significado real desta palavra nova é medianeiro, isto é, intermediário, que neste caso pode ser de bons ou maus Espíritos dependendo simplesmente da afinidade evolutiva que cada um possui. As divergências linguísticas de um povo para outro também é fator que contribui para as alterações de um texto. Também não podemos nos esquecer de que naquela época os escribas, para economizar papiro, não utilizavam a pontuação além de emendar uma palavra à outra. Kardec, ao dividir o NT em cinco partes e utilizar apenas a moral ensinada por Jesus para seus comentários foi, acertadamente, racional. Os atos cotidianos da vida do Cristo, os milagres, as profecias e as palavras que serviram ao estabelecimento dos dogmas da Igreja tem sido objeto de controvérsias, e a moral ensinada, por ser divina, não! Os 27 livros que compõem o NT são textos que além de fantasiosos e movidos pela crença, são dirigidos às pessoas de fé e destinados a convencer sobre a natureza divina de Jesus mais do que contar como Ele vivia e pregava. Além do mais, percebe-se que os escritos são de acordo com a visão dos seus autores sobre os acontecimentos. E como o sobrenatural e o maravilhoso faziam parte da cultura deles, fica evidente esta marca nos Evangelhos., mas, isto não muda a moral ensinada pelo Cristo, pois ela é encontrada em todas as épocas e em todas as religiões. Somente a forma de ensinar esta mesma moral é que se torna diferente. Já se foi falado que a ordem dos fatores não altera o produto, mas também é conhecido que o grafite e o diamante tem a mesma formula molecular e são diferentes um do outro. É inegável que Jesus foi Pedagogo, Psicólogo, Orador, Consolador, Assistencialista, Médium, Curador, Sociólogo, Defensor, Líder, Historiador, Filósofo e Religioso entre outros atributos que não nos ocorre no momento. Ele não foi mentiroso e nem contraditório e tampouco um péssimo exemplo em qualquer sentido, pois Ele lançou as sementes de uma doutrina que deveria prosperar na mensagem perpetua do Amor em todo seu esplendor e plenitude. Infelizmente a semente germinou defeituosa devido aos interesses que predominaram no meio daqueles que deveriam fazê-la florescer nos corações. Assim, vimos por bem, dar um exemplo de que cada qual “puxa a sardinha para sua brasa”. Conhecemos um texto, cujo autor é para nós desconhecido e do qual nos apoderamos, pois nos serve para demonstrar que tudo depende do ponto de vista e do fervor que cada qual possui. Vamos a ele:
“Um homem rico estava muito mal. Pediu papel e pena e escreveu assim: “Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”. Morreu antes de fazer a pontuação. A quem ele deixou a fortuna? Eram quatro concorrentes: 1)“O sobrinho fez a seguinte pontuação: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.” 2)“A irmã chegou logo em seguida e pontuou assim: Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.” 3)“O padeiro pediu a copia do original e fez assim a pontuação: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.” 4) “Foi quando chegaram os descamisados da cidade e um deles, o mais sabido, fez esta interpretação: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.” descobrimos que os Anciões representam o preconceito; os escribas, o intelecto e os sacerdotes, o fanatismo, coisa que cabe perfeitamente na época atual. Desta forma, podemos afirmar sem medo de errar que, tanto ontem como hoje, ainda existem os que procuram contestar, deturpar e manipular a moral evangélica em proveito próprio. Graças a Deus, não conseguem! MUITA PAZ!
BANCA NOVA LUZ! (A Banca do Livro Espírita) / Visite-nos: Av. Itaberaba em frente
Dentro das formas alegóricas que Jesus nos ensinou,
ao número 341, no muro do cemitério da Freguesia do Ó / Fale conosco: 11-97020.1055 / 11-2841.9061 e Ibraduch@hotmail.com / Conheça nossos pensamentos: www.bancanovaluz.blogspot.com.br / Leia notícias jornalísticas: www.saopaulodefato.com.br e Lembre-se: EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ! Venha conhecer nossa feirinha permanente de livros espiritas ao preço único de R$ 9,90 cada!
Comentários