THEOTOKOS

   (Maria de Nazaré, a Senhora dos mil Nomes)



Como explicar as diferenças de personalidade e caráter que existem até nos gêmeos univitelinos? Perguntamos por que o ser humano nunca está contente com o que tem. Sempre busca conciliar o inimaginável com aquele imaginável que ele pensa. Com o pensamento de “se precisamos do homem e da mulher para gerar, porque o machismo de só ter deuses masculinos” fez com que se busque conciliar este pensamento com uma deusa feminina para explicar o equilíbrio cósmico da criação.



São inúmeras as deusas de outras religiões. Na Grécia temos Artemis, Demeter e Atenas (virgem, em grego: Parthenos. É a que possui junto de si uma serpente); Roma teve Minerva, Ceres e Diana (é a que tem uma lua crescente sob seus pés); Para os hindus Kália é a mãe-deus no aspecto feminino de Brahma ou de Vishnu; Os gauleses acreditavam em Koridwen e no Egito se tem Isis representada com uma criança nos braços.

O cristianismo católico não esta longe das crenças ditas pagãs. Talvez porque a doutrina da Imaculada Conceição tenha entrado no consenso ecumênico de Efeso em 431 e tenha virado dogma em 08 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX. A palavra grega theotokos (Theo = deus e tokos = parto) que significa literalmente “portadora de deus” ou “a que dá a luz deus”  foi traduzida erroneamente por Maria Mãe de Deus o que deve ter contribuído para a fixação desta crença. Sabe-se inclusive que Santo Agostinho, São Tomaz de Aquino e São Bernardo foram contrários à doutrina de Maria ser concebida sem pecado original, talvez por perceberem que não ficaria apenas nesta homenagem.

É evidente que, como já dissemos, o ser humano tende a adaptar os acontecimentos do passado com o presente que ele vive e a lógica é que o futuro se torna alterado de sua fonte inicial. Veja que Evangelho vem do grego “evanggélion” que originalmente se referia à recompensa recebida por um comandante ao anunciar ao rei a vitoria de suas tropas e que, com o tempo passou a designar o próprio anuncio da vitoria e depois, toda e qualquer boa noticia. Veja também outra que quase foi endeusada pela igreja, a qual anteriormente era considerada uma prostituta. Maria era chamada de Madalena porque era natural de Magdala uma cidade da Galileia. Foi considerada assim porque o Papa Gregório XIV, em 1591, de forma maldosa ou não (acreditamos que sim), para predominar a falocrácia (poder do penis) ou em outras palavras, o machismo.

 Neste contexto, onde as mulheres eram passivas socialmente e juntando-se as passagens evangélicas que fala da mulher que ia ser apedrejada com a mulher que fala aos pés de Jesus, nos apresentaram, para não se mostrarem muito cruéis, a homilia de Maria Arrependida.

Em nenhuma passagem das escrituras ela é mencionada como prostituta, tanto que hoje, nas traduções lê-se “mulher pecadora”, o qual se pode entender de varias maneiras.



São 46 cromossomos que caracterizam as células da espécie humana e possuem, num total, 100 mil genes.

E sabemos que são dois os cromossomos sexuais (X e Y) e que com a combinação deles é que surge a humanidade (Y+X para masculino e X+X para feminino). Ora, do jeito que anda as crenças, não duvidamos que no futuro, não surjam supermulheres para serem consideradas deusas. Sabemos que a combinação de Y+Y nada pode gerar ou se gerar se terá anomalias, mas perguntamos o que não se fará, nas novas crenças que surgirem, para satisfazer a nossa necessidade atávica para entendermos o inimaginável que é ser Deus, A Energia Pura, criadora e sem precedentes para acompanhá-lo? Não duvidamos de que toda esta mistura que hoje persiste em nos acompanhar não estará presente no futuro, mesmo que com outras palavras, em nosso dia a dia, confundindo ainda mais o entendimento de que Deus é Único e de que Ele encerra em Sí todos os princípios existentes no Universo, não cabendo mais nada que lhe sirva de “muleta” para O amarmos incondicionalmente. Simplesmente assim?    

                                                                MUITA PAZ!

Visite-nos: Banca Nova Luz (Av. Itaberaba +ou- 341-no muro do cemitério - (11) 3533.4964 e 2841.9061)

www.spdefato.com.br                               www.bancanovaluz.blogspot.com.br                                                                              

ibraduch@hotmail.com                             Grato! E lembre-se: Em cada dia sempre há uma nova Luz

Comentários

Postagens mais visitadas