O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER


O povo da Bíblia, ainda com resquício tribal, porém pré-moderno devido influencia da Grécia e de Roma, nada cientifico e extremamente religioso, cujas crenças sobre a vida eram condicionadas pelo folclore antigo e tradições fundamentalistas e exclusivistas e, havidos de crendices e superstições, só poderiam escrever a historia se a recheassem de sobrenatural e de assuntos metafísicos. Dessa forma, a hipocrisia predominou a tal ponto, que, na época do Cristo, a maioria dos sacerdotes a tinham por habito e foi o que mais justamente Jesus combateu porque o hipócrita é dissimulado, falso, fingido, demonstra qualidades e sentimentos louváveis que não tem.
Um falso profeta, ou se preferir, o falso religioso hipócrita utiliza frases de efeito de outros autores como se fosse de sua autoria; tenta ser prudente em suas palavras e quando descoberto, passa por tolo. Também é hipócrita quando diz que enxerga o universo num grão de areia e o paraíso numa flor e não sabe explicar como isso lhe acontece. Na verdade, busca ser mais valorizado do que é; enaltece sua importância para ter os “súditos” ao seu redor e que, por incrível que pareça, tem a capacidade de entender que tudo no mundo está interligado só que se coloca como o centro desta interligação.
O hipócrita religioso, busca sempre formar uma comunidade para dominar e dela tirar seu sustento e vantagens adicionais e isto existe desde que o mundo é mundo. Na época atual, vemos lideres religiosos pregarem uma coisa em seus púlpitos e reuniões e fazerem outra completamente diferente no seu cotidiano, predominando o famoso adágio “faça o que falo, mas não faça o que faço. Também vemos o monopólio das mentes simples em proveito próprio.
Textos revelam que Santo Agostinho tinha problemas com a sexualidade e o corpo. É por isso que nos passou em seus escritos, uma visão negativa sobre prazer e sexualidade. Aliás, no judaísmo, sexo é dar e ter prazer porque os judeus não tinham conflitos com o corpo e, para o catolicismo, o sexo se tornou pecado original a partir do século 2, e mais intensamente, no século 3, e é justamente neste item que a hipocrisia é mais forte. Veja que Sodoma, Gomorra, Adma e Zeboim foram cidades destruídas pelo enxofre e pelo fogo pelo “Senhor do Céu” por causa da hipocrisia reinante. O Jardim do Éden tornou-se o Paraíso Perdido devido a hipocrisia de Adão e Eva.
O povo atual (e de todas as épocas) gosta de ter um líder para seguir e se espelhar e quando ele fala aquilo que eles desejam ouvir, acham-no um expert no assunto, esquecendo-se, inclusive, da razão. Tornam-se tão obedientes que se esquecem também que o hipócrita sempre deixa um rastro de sua hipocrisia e só não enxerga este fato quem não quer ver. Como exemplo, conta-nos a historia que um falso profeta chegou à aldeia assustando a todos com a ameaça de males que viriam da floresta. As pessoas, assustadas, reuniram uma enorme quantia de dinheiro e lhe entregaram para que conseguisse afastar o perigo. O homem comprou pães velhos e começou a espalhá-los em torno da floresta recitando palavras incompreensíveis. Um rapaz se aproximou e perguntou:
 -“O que está fazendo?”
 -“Salvando seus pais, avós e amigos da ameaça dos tigres” respondeu o homem.
–“Tigres? Mas não existem tigres neste país” afirmou o jovem espantado.
 –“Pois foi a minha magia que os mandou para outros ares (falou o profeta e arrematou) ela funciona sempre como está vendo.”
O rapaz ainda tentou argumentar, mas os habitantes resolveram expulsá-lo da cidade com a alegação de que ele estava atrapalhando o trabalho daquele homem santo confirmando o dito popular de que o pior cego é aquele que não quer ver.       
                                                                   MUITA LUZ!



Visite-nos: Banca Nova Luz (Av. Itaberaba +ou- 341 - no muro do cemitério - (11) 3533.4964 www.spdefato.com.br / www.bancanovaluz.blogspot.com.br / ibraduch@hotmail.com                                                                                                                Grato! E lembre-se: Em cada dia sempre há uma nova Luz!

Comentários

Postagens mais visitadas