O BATISMO 1/2
A palavra batismo significa imersão, mergulho. Encontramos nos relatos de diferentes seitas dos povos da antiguidade, referências a banhos purificadores; aspersões e imersões que preparavam o neófito para o culto de suas divindades e João Batista, percebendo neste ato de purificação uma maneira de conclamar seus súditos para uma mudança radical de atitudes, apoderou-se deste costume porque já se acreditava que a agua significava limpeza, lavagem e purificação.
Não podemos confundir assimilação seletiva com sincretismo e o que João fez foi somente aproveitar o ato de mergulhar o fiel no rio Jordão para que ele se despojasse, simbolicamente, de todas as suas impurezas, ou se preferir, imundícies agregadas em sua alma. A coragem, a paciência, a resignação passaria a fazer parte daquela nova vida que se iniciaria após a alusiva lavagem. O homem velho submergiria para emergir o homem novo e assim, participar de uma nova vida, onde se adquiriria os meios de se tirar, por si mesmo, das dificuldades que lhe atazanavam como castigo, digamos assim, na vida anterior ao batismo. É habito do ser humano, normalmente desejar ser socorrido por terceiros ou mesmo por milagres, sem despender o mínimo de esforço. Este é o motivo principal das filas quilométricas nos locais milagreiros. É claro que existem exceções, mas a grande maioria se enquadra em nossa afirmação.
Irritabilidade, cefaleia, perda de peso, infecções frequentes, alterações no sistema respiratório e gastrintestinal, ansiedade, depressão, ideias suicidas, ulceras, gastrites, impotência sexual, infecções, obesidade, desemprego, separação conjugal e a criminalidade fazem parte de 1/6 da população mundial porque a dor tem o poder de transformar, normalmente para acurar, o ser humano, o que faz com que o próprio procure sempre o melhor para si, nem que seja através do mistério religioso.
Nas devoções da antiguidade existia o batismo como forma de incluir o principiante como iniciantes dos cultos ou do núcleo a que se filiara. Na atualidade este processo continuou, pois, o significado mais geral é o da iniciação, ou admissão solene da religião escolhida. Nas congregações evangélicas e protestantes (pentecostais em geral) o batismo é feito na fase adulta porque exige uma compreensão e decisão pessoal do batizando. Antigamente, na Igreja Católica o batismo visava ”apagar o pecado original” que atingia toda a humanidade por causa de Adão e Eva e ele, o batismo, ainda é o primeiro dos seus sete sacramentos o qual se faz por aspersão apenas, o que significa que a criança é apresentada à igreja para quando for mais adulta fazer parte deste grupo religioso, cujas fases do processo são a crisma, o batismo e a primeira comunhão.
MUITA PAZ!
BANCA NOVA LUZ! (A Banca do Livro Espírita) / Visite-nos: Av. Itaberaba em frente ao número 341, no muro do cemitério da Freguesia do Ó / Fale conosco: 11-97020.1055 / 11-2841.9061 e Ibraduch@hotmail.com / Conheça nossos pensamentos: www.bancanovaluz.blogspot.com.br / Leia notícias jornalísticas: www.saopaulodefato.com.br e Lembre-se: EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ!
Venha conhecer nossa feirinha permanente de livros espiritas ao preço único de R$ 9,90 cada!
Comentários