RECLUSÃO – SINÔNIMO DE EGOISMO


 

 Porque dizes que reclusão é sinônimo de egoísmo? 

- Porque o solitário se fecha no seu mundo e não enxerga nada à sua volta. Olha apenas para seu umbigo.  

- E como fazer para não sentir esta solidão? 

- Abrir-se para o mundo que o rodeia. 

- Dá para explicar melhor? 

- Sim! Existem milhares de opções para o trabalho voluntário. Creches, asilos, educandários, hospitais e etc. precisando de alguém para auxiliar em alguma coisa. 

- Mas e se ele não tiver tempo? 

- Ora, a própria reclusão gera todo o tempo do mundo e para isto basta o amor ao próximo ensinado por Jesus. Veja que até os animais selvagens se rendem ao amor. Ainda que como princípio espiritual do sentimento e inteligência rudimentar amam e sentem a energia do amor devotado a eles e quando amam, não vivem isolados. 

- Insisto, e quando o isolamento acontece por motivos alheios à sua vontade? Como a depressão, o pânico, o estresse e a ansiedade?  

- Você esqueceu da obsessão que também gera reclusão.  

- E o que dizes sobre isso? 

- A solidão é um sentimento de desconexão com o meio que nos cerca. Nem sempre quem sofre de insulamento está sozinho, pois há uma diferença entre solidão e solitude que é a reclusão voluntaria e normal. É muito comum sentir a solitude em algum momento da vida, sobretudo em tempos de tristeza, desamparo, confusões. O isolamento pode ser normal e é um indicador de doença subjacente somente quando os sentimentos se tornam excessivos, obsessivos e interferirem na vida cotidiana. O que devesse fazer nestes casos? Combater a origem, não é mesmo? E onde está a origem deste isolamento? Não é no egoísmo do indivíduo?  

Os átomos, as células, os tecidos, os órgãos, são elementos com vida própria, mas submetidos ao ambiente que lhe dá condições para interagirem e se integrarem para, digamos assim, a vida comunitária. Os transplantes cirúrgicos também mostram que precisam encontrar ambientes específicos e favoráveis para viver e vivem, mas não isolados. 

Tudo é questão de ocupação da mente. Sentiu pânico? Ansiedade? Ou qualquer outro sintoma que queira te dominar? Ocupe a mente com trabalhos voluntários, ou um bom livro, ou atividades esportivas, enfim, com algo salutar que te ocupe mentalmente e assim te de condições de dirigir tua vida conforme tua vontade de ser útil para o próximo e para tua própria evolução.     

Lembre-se: é o livre arbítrio que determina o caminho das dores ou da alegria. 

  

                                                            MUITA PAZ!  

 

BANCA NOVA LUZ! (A Banca do Livro Espírita) / Visite-nos: Av. Itaberaba em frente ao número 341, no muro do cemitério da Freguesia do Ó / Fale conosco: 11-97020.1055 / 11-2841.9061 e Ibraduch@hotmail.com / Conheça nossos pensamentos: www.bancanovaluz.blogspot.com.br / Leia notícias jornalísticas: www.saopaulodefato.com.br e Lembre-se: EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ! 

 Venha conhecer nossa feirinha permanente de livros espiritas ao preço único de R$ 9,90 cada!  

Comentários

Postagens mais visitadas