KARMA OU AÇÃO E REAÇÃO?


“O hoje é uma dádiva divina e é por isso que se chama presente; cabe a você saber recebê-lo e aproveitá-lo” (JG) 

 

Karma, palavra do sânscrito muito utilizado por várias pessoas, inclusive pelos espíritas, mas não pelo Espiritismo que prefere os termos “ação e reação”, o qual, por nossa conta e para um melhor entendimento, adotamos a frase “causa e efeito” ou ”ação e consequência” por ser mais impactante na mente de quem ouve ou lê.   

Para quem crê no conceito “Karma” deve também crer em “Dharma” que também vem do sânscrito e designa a bagagem moral, espiritual e intelectual que a pessoa possui na vida presente. É o fruto do labor das encarnações anteriores e consiste no resultado da aquisição individual pronto para se expandir. Em outras palavras, Dharma é a ação e Karma o seu efeito, ou seja: Karma é a consequência futura da utilização do Dharma que também pode ser entendida por atos, pensamentos e vontades em ação na regulagem do equilíbrio através das Leis Divinas em favor de quem está se desequilibrando. 

As Leis Naturais são sábias, justas e infalíveis porque foram instituídas para que o Ser alcance a Evolução designada por estas mesmas Leis. Inadmissível imaginar causas iguais regidas por regras diferentes já que tudo se submete à essa descoberta de ação e reação que regula tudo e todos e que está presente tanto no macro como no micro. Newton, no século 18 deduziu este princípio e resumiu-o na máxima “a cada ação corresponde uma reação oposta de igual densidade”, portanto e no sentido que estamos estudando equivale dizer que toda causa moral, espiritual ou comportamental gera um efeito proporcional à sua intensidade. 

A Bíblia está cheia do conceito do “plantio e colheita”, só para citar alguns: Romanos 2:6, 2 Coríntios 9:6-10, 2 Timóteo 4:14, Oseías 12:2, Salmos 28:4, Jeremias 32:19 e 25:14, Mateus 16:27 e muitos outros capítulos e versículos espalhados por todos os livros. Também é conhecida pela maioria das pessoas os ditos de Jesus que se referem à ação e reação (o que se planta se colhe; fazer aos outros o que desejarias que te fizessem e etc.) O “vai e não peques mais”, também dito por Ele, equivale dizer que se sofres é porque transgredis a Lei divina, pois toda ação gera uma reação e teu sofrimento nada mais é do que a reação de tua ação.Allan Kardec disse em seus ensinamentos que “se conhece o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que ele emprega para vencer suas más tendências” e Victor Hugo afirmou que “se é doloroso ver um corpo sucumbir por falta de pão, é mais doloroso ainda ver um Espírito sucumbir por falta de Luz” e nós nos alicerçamos dizendo que para vivermos bem a vida física ou espiritual, temos que primeiros deixarmos de ser escravos dela, ora, já sabemos que todo efeito que traz danos ou sucesso tem sua causa em nós mesmos e isso é caso para se pensar nesta Lei de Ação e Reação. Não é?  

                                                                          MUITA PAZ! 

BANCA NOVA LUZ! (A Banca do Livro Espírita) / Visite-nos: Av. Itaberaba em frente ao número 341, no muro do cemitério da Freguesia do Ó / Fale conosco: 11-97020.1055 / 11-2841.9061 e Ibraduch@hotmail.com / Conheça nossos pensamentos: www.bancanovaluz.blogspot.com.br / Leia notícias jornalísticas: www.saopaulodefato.com.br e Lembre-se: :EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ!“   Venha conhecer nossa feirinha permanente de livros espíritas ao preço único de R$ 9,90 cada! 

Comentários

Postagens mais visitadas