CATARSE (RECONCILIAÇÃO)
“É do couro que sai a correia” (dito popular sobre o sofrimento)
No sentido religioso a catarse é o estado de purgação espiritual que o indivíduo almeja, por exemplo, através da confissão (sacramento católico) há a liberação de emoções ou tensões reprimidas, acontecendo assim a reconciliação consigo próprio.
Jesus coloca a reconciliação em primeiro lugar porque é o fim de uma separação, seja ela social ou religiosa. Inclusive em Mateus 5:23-26, Ele dá o exemplo de um ofertante no Templo se preocupar primeiramente em harmonizar-se com o adversário para depois do congraçamento entregar a oferta no altar. Mais adiante Ele fala que neste mundo de expiação e provas é normal aparecer um escândalo, quer dizer que devido à imperfeição humana as altercações fazem parte da índole terrestre, porém, a responsabilidade é daqueles que as promovem, daí Ele incentivar o entendimento entre os desentendidos para que a harmonia reine entre eles. As emoções manifestadas pelos participantes de um ritual religioso também são demonstrações de catarse, ou melhor, de purificação da alma. Como já se percebeu, catarse é um termo de origem filosófica que significa limpeza ou purificação pessoal. O termo vem do grego “kátharsis’ e é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivência quando consegue superar algum trauma como medo, opressão, desentendimentos com outras pessoas ou outra perturbação psíquica. Através de terapias clinicas como a Hipnose ou a regressão é possível resgatar as memórias que provocaram o trauma levando o indivíduo a atingir diferentes emoções que podem conduzir à cura. Isso psicologicamente falando, porque no nosso entendimento não existe arrependimento sem reparação. É por isso que o Cristo coloca a reconciliação antes da oferta.
A catarse como processo de cura emocional através da psicanálise era defendida por Freud que integrou os estudos sobre hipnose, já desenvolvida pelo austríaco Joseph Breuer nas suas análises sobre a influência das memórias do inconsciente no comportamento humano. Se eles tivessem se preocupado em explorar o efeito da religiosidade nas pessoas teriam descoberto a mais tempo que a cura de um paciente é alcançada pela expressão verbal de experiências traumáticas recalcadas.
Neste mundo em que vivemos há os invejosos, os sonsos, os orgulhosos, os hipócritas, os solitários, os angustiados, os vingativos, os maledicentes, enfim, os sofredores de toda gama cuja causa é deles mesmos e que precisam de uma fé robusta para harmonizar-se intimamente. Dizemos fé porque no nosso pensamento ela é a vontade de querer com a certeza de que se atingirá o que se quer. Somente com muita força de vontade se conseguirá a reconciliação e com ela a libertação do vínculo que o prendeu.
MUITA PAZ!
BANCA NOVA LUZ! (A Banca do Livro Espírita) / Visite-nos: Av. Itaberaba em frente ao número 341, no muro do cemitério da Freguesia do Ó / Fale conosco: 11-97020.1055 / 11-2841.9061 e Ibraduch@hotmail.com / Conheça nossos pensamentos: www.bancanovaluz.blogspot.com.br / Leia notícias jornalísticas: www.saopaulodefato.com.br e Lembre-se: :“EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ!“ Venha conhecer nossa feirinha permanente de livros espíritas ao preço único de R$ 9,90 cada!
Comentários