DOUTRINA E MOVIMENTO
“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte” (Gandhi)
Já falamos que o Espiritismo é Doutrina de livre pensamento, isto quer dizer que temos a liberdade de entendê-lo conforme nossa evolução intelectual, moral e espiritual, mas não se pode desviar da coluna de sua codificação, a não ser que apareça algum assunto que se estabeleça racionalmente através da concordância de informações vindas ao mesmo tempo de lugares diferentes, onde se incorporará a seus preceitos. Pois bem, deduz-se com isso que ele é ciência da evolução da alma com consequências morais, religiosas e filosóficas, para se estudar a origem da vida, qual o sentido dela, de onde viemos e para onde vamos, e Movimento estuda a forma de colocar em pratica a Doutrina, portanto, enquanto ela (a Doutrina) incorpora novos ensinamentos sancionados pela ciência e as concordâncias espirituais, ele (o Movimento) muda seu curso conforme os planos da espiritualidade. Assim sendo, podemos afirmar que a Doutrina é divina e que o Movimento é humano, logo, as ramificações advindas de seu “corpo doutrinário” pertencem às considerações e entendimentos de cada um, não devendo ser incorporado à Doutrina em si.
Toda e qualquer nova ideia, mesmo que se tome todo o cuidado possível, sempre acontecerão reflexões que gerarão núcleos, ou melhor, congregações que arrecadarão seguidores de suas conceituações. O Catolicismo (Apostólico Romano) também idealizou divergências criando o Católico Apostólico Brasileiro e o Católico Apostólico Ortodoxo (só para ficar nestes dois porque existem mais), e os Pentecostais criaram mais de “mil” igrejas Evangélicas para um mesmo Evangelho de um só Cristo, e o Espiritismo não poderia se livrar de assimilações outras que cultuam o mediunismo em si. Na evolução do pensamento, sobre o assunto educação, por exemplo, temos Pestalozzi que afirma que “educar é desenvolver progressivamente as faculdades espirituais do Homem”; Leon Diniz ensina que “a educação é a ciência da vida” e, Kant, afiança que “educar é desenvolver no indivíduo toda a perfeição que a ele é suscetível tal o fim da educação”. Assim é a Doutrina (causa) e o Movimento (efeito).
Através das informações da Espiritualidade é que se podem estudar os Elementais (espíritos da Natureza que cuidam dos elementos Água (Hidrogênio e Ondinas), Ar (Oxigênio e Silfos), Terra (Enxofre e Gnomos), Fogo (Carbono e Salamandras) entre outros espíritos que se crê existir como “energia divina” e que nunca tiveram uma encarnação humana, e, dos Elementares (Espíritos que já reencarnaram como humanos), a ponto de estudarmos sobre alguns fins de mundo acreditados por muitos (Ex. anos de 666, 1914, 1918, 1925, 1975 e 2000) e de afirmarmos com toda a certeza que quem não se conduz, cede facilmente seu direito de escolha do caminho a seguir.
MUITA PAZ!
BANCA NOVA LUZ! (A Banca do Livro Espírita) / Visite-nos: Av. Itaberaba em frente ao número 341, no muro do cemitério da Freguesia do Ó / Fale conosco: 11-97020.1055 / 11-2841.9061 e Ibraduch@hotmail.com / Conheça nossos pensamentos: www.bancanovaluz.blogspot.com.br / Leia notícias jornalísticas: www.saopaulodefato.com.br e Lembre-se: :“EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ!“ Venha conhecer nossa feirinha permanente de livros espíritas ao preço único de R$ 9,90 cada!
Comentários