FILHO DO HOMEM?


“As raposas tem tocas e as aves do céu, ninhos, mas o filho do homem (sublinhei) não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8:20).

A trajetória do dinheiro tem mais de três mil anos e parece que tudo começou na Lidia (Ásia menor). Sua evolução vem de trocas com conchas, sal, mercadorias diversas, moedas, papel, cartão e hoje, senha.
Ao que tudo indica, desde aquela época é ele quem comanda os corações havidos de poder e riquezas, mas, o que importa? Isso não é novo! Desde que o mundo é mundo os mais astutos enganaram os mais simples por causa dele, e, hoje, em todos os sentidos, é tudo igual. O que modificou? Nada! Ou melhor, atualmente os meios de comunicação facilitaram e muito a manipulação de consciências. Principalmente nos meios religiosos onde se consegue pessoas incautas e despreparadas, seja por simplicidade, ignorância ou mesmo até por interesse (é sabido que só cai no conto do vigário aquele que deseja levar vantagem), pois, acredito que não é a toa que existem mais de quatro mil denominações de igrejas ditas cristãs.

Isto me lembra dum ocorrido que presenciei: Ronaldo (esse era o nome dele) era um mendigo típico. Usava um monte de roupas sobrepostas em seu corpo. Todas sujas e bem surradas. Maltrapilhas mesmo. Tinha vários panos amarrados nas mãos e nos braços. Diversas tiras de pano enroladas no antebraço e vários penduricalhos no pescoço e nos pulsos. Trocava de calçada constantemente indo e vindo de um lado para outro e em cada troca se punha ereto, falava e gesticulava como se estivesse diante de uma plateia invisível. Ora ou outra falava palavras inaudíveis dando a impressão de fazer uso de um idioma estranho. As palavras audíveis vinham sempre com dizeres de fundo moral e nesse momento veio-me que ensinam nas igrejas que falar em línguas estranhas é a manifestação do Espírito Santo. Nesse instante “viajei” mentalmente: “Como os outros definiriam esse episódio já que ele demonstrou ter uma inteligência e cultura de fazer inveja a muitos? E se por acaso ele estivesse bem vestido, limpo, asseado, bonito, bem arrumado e com uma bíblia na mão? Não passaria por um representante da “salvação” aqui na Terra? E não teria ele seus seguidores?”.  Bem, foram conjecturas da época. Mas, volto a perguntar: “O que mudou? Seguem-se os exemplos deixados por Jesus?”.

Tudo bem que os tempos são outros. Sem o dinheiro não se pode fazer nada. Mas, vamos supor que você tenha seus seguidores (não se alarme, é só suposição Ok?). Muito bem, através das arrecadações você poderia fazer um montão de coisas para o bem do povo, não é mesmo? Mas...
... Se as raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos, o que impede de você ter uma casa bem equipada? Afinal, você não é o Cristo para ser crucificado na vida. Alem do mais, um carro é necessário para ir-se de bairro a bairro ou mesmo de cidade em cidade, não é? E quando for de um país a outro? Um jatinho resolveria o problema dessa locomoção. E acomodações? Afinal, você é um líder e não pode se hospedar em um albergue qualquer e isso é fato inquestionável. Como trabalhador incansável a serviço do Evangelho todo conforto é bem vindo, pois foi Deus quem lhe deu estes presentes. Amem?

Bem, bem, calma! Não se exaspere, pois são (como disse acima) conjecturas de época. Tudo bem que suas mordomias viriam dos dízimos e ofertas e sua evolução espiritual ameaçada por obsessões e mais obsessões, mas o que importa? Como também já disse você não é Jesus, e, além disso, Ele é o Filho de Deus e você simples humano, é simplesmente filho de homem... FILHO DO HOMEM?

Comentários

Postagens mais visitadas