LUZ QUE NÃO SE APAGA



“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com um vaso ou para pô-la debaixo de uma cama; antes, põem-na sobre uma luminária, para que os que entram vejam a sua luz. Pois, nada há secreto que um dia não apareça e nada oculto que não deva vir a plena luz. Prestai, pois, atenção á maneira como ouvis” (Lc 8,16-18).

Vejo dois ensinamentos se destacando para minha alma: A Luz ilumina a Verdade que prevalecerá sempre, e, uma origina a outra. Querer esconder a verdade (colocar a lâmpada debaixo da cama ou tampá-la com um vaso) não impedira que ela, mais cedo ou mais tarde, resplandeça sua luz.
Evidentemente, ninguém em sã consciência colocaria a lamparina debaixo da cama. Automaticamente ela é colocada num local de onde poderá iluminar o mais possível do ambiente. Figurativamente, Jesus nos mostrou que é automática essa busca da luz para iluminação de nossa vida, e, quando a acendemos, sua irradiação será em tudo á nossa volta e, consequentemente, quanto mais forte for, mais abrangência terá.
Ao estudarmos os Evangelhos, temos que nos ater especialmente ao espírito da letra e não á letra do espírito, isto é, á moral que sobressai daquilo que foi redigido, mesmo porque, volto a afirmar, devido a tantas traduções, forçosamente houve distorções conscientes ou não, donde se perdeu a originalidade dos textos.
Nesses estudos percebemos que Jesus nunca se demorou junto á multidão, nunca a organizou e nem lhes propôs formas de ação porque sabia que essas convenções falsificariam a sua humanidade substituindo-a por um símbolo convencional que muitos inconscientes humanos encontram certas satisfações, mas que afasta da realidade.

É heresia descobrirmos que muito foi confundido, misturado e inventado? É heresia percebermos que muitos líderes religiosos parecem empregados a serviço de uma empresa de conquista de almas? E que em nada se parecem com sacerdotes que presta culto a Deus? E que tampouco se mostram na intimidade como seguidores do Cristo?
Jesus sabia distinguir entre aquilo que era realmente a expressão da palavra divinamente inspirada e por isso os discípulos o tratavam com respeito, mas nunca com adoração ou com sentimentos religiosos como se ele fosse Deus. O que se destaca nos Evangelhos é que Jesus quer, antes de tudo, que os discípulos de todos os tempos continuem a sua missão de Amor, mesmo porque, ele mesmo nos ensinou que um só é Deus, o Pai Eterno.
A passagem do Antigo para o Novo Testamento é o desafio permanente para aqueles que se dizem cristãos. Os que não conseguem se afastar dele não conseguirão entender que ser Evangélico (como alguns se autodenominam) é exatamente seguir a Boa Nova em seus ensinamentos e ter o Antigo apenas para estudos e não como norma de conduta porque a Luz que vivifica Jesus a colocou em Sua Luminária. Por isso, prestai, pois, atenção á maneira de como ledes. Amem?
PENSE:
Se o Amor verdadeiro não é aquele que enxerga apenas o físico, mas aquele que sente na alma, então, de que adianta amar com restrições? (João da Graça).

                                                                      PAZ E LUZ A TODOS!

“EM CADA DIA SEMPRE HÁ UMA NOVA LUZ!” (BANCA NOVA LUZ / AV. ITABERABA +OU- 341 (NO MURO DO CEMITÉRIO) FONE (11)3931-1459). Obs.: O romance Lâmatú, de nossa autoria, está à venda no www.agbook.com.br. E na banca também.  Compre! Divulgue! Grato!

Comentários

Postagens mais visitadas